22 de setembro – Dia Mundial Sem Carro

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

22 de setembro é o Dia Mundial Sem Carro. Praticada pela primeira vez há nove anos, na França, a idéia principal da data é promover uma espécie de reflexão sobre os efeitos danosos ao homem do uso excessivo de automóveis e da consequente emissão de carbono provocada por eles – e, claro, estimular as pessoas a não utilizarem seus carros, pelo menos neste dia. Nos últimos anos, a idéia se espalhou e foi adotada, no mesmo dia, por mais de duas mil cidades no mundo todo (no Brasil, só chegou em 2005, em São Paulo). Como este ano a data caiu num sábado, ganhou mais força, inclusive em São Paulo, onde foi encabeçada pelo Movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade (http://www.nossasaopaulo.org.br/).
Especialistas acreditam que o carro seja hoje um dos maiores males à saúde do homem, já que em algumas grandes metrópoles produz poluição suficiente para diminuir a vida em pelo menos um ano e meio e contribui definitivamente para o aquecimento global – isso sem mencionar as inúmeras mortes diárias causadas por acidentes e problemas respiratórios.

Várias cidades no mundo todo tiveram, este ano, adesão significativa ao movimento. Jacarta, na Indonésia, surpreendeu com as ruas e estradas vazias, apenas com pedestres; Santander, na Espanha, também teve um dos maiores índices de adesão registrados até agora, com a campanha pelo “dia sin coche” encabeçada pela prefeitura. Pequim, apesar da campanha amplamente divulgada, sofreu hoje com congestionamentos – mas chamou atenção também por suas ruas repletas de bicicletas, é claro – até os turistas entraram no movimento e conheceram a cidade hoje a pé ou sobre duas rodas. (foto emprestada do UOL)
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.