24 horas em Roma

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Parte das ruínas do gigante Fóro Romano, vistas do lado de fora

Nessa viagem com amigos à Itália durante o feriadão de novembro último, como eu resolvi escapar com outra amiga para Úmbria bem no meio da nossa estadia Romana e como também tinhamos planejado passar um dia todinho em Pompéia, tive 3 noites na cidade (mais um final de tarde na chegada e uma manhã na partida), mas só um dia inteirinho em Roma.
Aproveitamos o dia inteirinho que estavamos os cinco juntos na cidade para rever/revisitar o que mais gostamos de Roma. Como já tinhamos estado ali outras vezes, naquele dia não fizemos visitas; ou seja, não ENTRAMOS de verdade em nenhuma atração tipo museu ou Coliseu. Mas o roteirinho que fizemos é uma bela alternativa para quem tem um dia só na cidade por questões de conexão e voos e quer um delicioso tira-gostos das belezas de Roma. Já tinha feito em 2009 quando fiz esse teaser de Roma para minha irmã e funcionou bem das duas vezes. É assim:

Turistas e gladiadores estão por toda parte 😉

– Coliseu:
estava do ladinho do nosso hotel em Monti, então foi fácil. Logo de manhã (sair às 10h é bom; se for inverno, como escurece cedinho, sair às 9 é melhor), caminhar cinco minutinhos até lá, tirar foto e coisa e tal. Para quem está mais longe, tem uma estação de metrô (Colosseo) literalmente em frente ao monumento, impossível se perder. Entrar ali vale a pena, e muito; mas, como a fila costuma ser longa e demorada (exceto para quem usa o RomaPass que, como bem lembrou a Lena nos comentários, vale só por tirar o povo da fila gigante do Coliseu – mas, na minha opinião, só pra quem fica 3 dias consecutivos na cidade), só recomendo para quem tem mais dias para curtir a cidade.

– Fóro Romano:
fica praticamente ao lado do Coliseu, logo depois do Arco de Constantino. É minha “atração” favorita de Roma, emocionante; mas é imenso e, para visita-lo, a gente precisa de, no mínimo, meio dia. Quem tem pressa pode caminhar pela avenida do Coliseu até o Monumento Vittorio Emanuele (Via dei Fori Imperiali) que, do lado de fora mesmo, e grátis, já dá pra ver uma parte das preciosidades que o sitio arqueológico guarda.



SEGURO VIAGEM COM DESCONTO! Não viaje sem fazer o seu Seguro de Viagem. Mais do que nunca, é fundamental viajar com um seguro viagem que te proteja e te dê cobertura em qualquer inconveniente na estrada. Além de ser fundamental em tempos de pandemia, ele é obrigatório regularmente nas viagens para a Europa e alguns outros destinos, e altamente recomendável em qualquer viagem (seja Brasil ou exterior). Confira sempre toda a cobertura oferecida, em detalhes, incluindo possíveis exceções, para saber exatamente o que está comprando. Faça sua cotação AQUI para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão. Leitores do MariCampos.com ainda recebem 15% de desconto na hora de pagar (20% se pagar no boleto!) e o blog recebe uma pequena comissão pela venda. Use o código promocional: MARICAMPOS15 para receber os descontos!


Atente para o guarda de trânsito i-gual-zi-nho ao do “Para Roma com amor” no canto direito da foto

– Vittorio Emanuele: o monumento romano mais odiado pelos próprios romanos até que rende umas fotinhos boas, seja dia ou noite. E já que está mesmo no caminho… 😉

– Fontana di Trevi: pela Via del Corso, que praticamente “sai” de frente para o Vittorio Emanuele, fizemos um desvio à direita para ver a icônica (e, na minha opinião, scusame por ser tão óbvia, sempre imperdível) e mais famosa fonte da cidade. Jogar a moedinha é essencial para garantir a volta (tem dado certo comigo desde 2001 :D).

Ei, siga aquele gladiador! 😛

– Pantheon: se atravessarmos para o lado esquerdo da Via del Corso, em cinco minutinhos depois dela estamos cara a cara com o Pantheon, impressionante. Ali vale a pena entrar: é gratuito e ver seu interior, mesmo que não seja pela primeira vez, é sempre extasiante.

– Piazza Navona: seguindo as plaquinhas (são várias), a gente chega àquela que é para mim, a praça mais linda da cidade (e olha que eu amo praticamente todas as praças de Roma, da Barberini a del Popolo). Mas a Navona é boa para gastar um bom tempo: caminhar por entre os incontáveis caricaturistas e retratistas, depois sentar junto às fontes para observar romanos e turistas, olhar os lindos prédios ao redor (e não apenas a Embaixada Brasileira) etc.

 



Se for viajar, FAÇA SUAS RESERVAS DE HOTEL PELOS LINKS AQUI DO BLOG . Você sabia que você pode fazer sua reserva de hotel para a próxima viagem através de qualquer link de hotel aqui do blog? O blog ganha uma pequena comissão por cada reserva efetuada através de cliques por aqui, mas você não paga NADA a mais. Então, se for viajar, reserve aqui o seu hotel que você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar viajando e trazendo conteúdo de qualidade para você. Ah! Você ainda pode parcelar a sua hospedagem em reais no cartão!


– Castelo di Sant´Angelo: da Piazza Navona, é só seguir em direção ao rio. São poucos minutos de uma agradabilissima caminhada, por entre igrejas e ruelas tipicamente romanas e, voilà!, já estamos em plena Ponte di Sant´Angelo que, além de linda, tem uma vista linda de morrer para o castelo – se vc ainda não almoçou, ali é um belo lugar para um picnic :)))))

 

 

– Vaticano: do Castelo à Piazza San Pietro, já no Vaticano, é um pulo – primeiro, caminhando às margens do Tèvere, depois pela própria Via di Conciliazione. Se a fila estiver curtinha, eis outro lugar onde vale a pena entrar também, e também é gratuito. No final da tarde, é ainda mais bonito.

 

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

O que não fizemos em novembro (porque gastamos mais tempo fofocando que qualquer coisa 😛 ) mas fiz com minha irmã em 2009 e dá super tempo nesse roteirinho 24h:
– Piazza di Spagna: bom para ir de manhã também, depois da Fontana di Trevi. Um rolê pela praça, subir a escadaria e, de quebra, tomar um belo capuccino também no balcão do icônico e adorável Caffè Grecco.

– Trastevere: se der para escapar na hora do almoço, simplesmente perfeito, já que é o bairro gastronômico romano por excelência. Dá para almoçar e fazer a digestão caminhando por entre as ruas e igrejas do bairro – ver noivas ali é uma constante, acredite. Se não, a caminhada no finalzinho da tarde, com as luzes se acendendo pelo bairro, também é deliciosa.

Como terminar o dia? Volte (nós voltamos a pé, mas se você estiver muito cansado tome o metrô) até o bairro onde esse tour começou, Monti, e faça um jantar barato e extremamente italiano numa das mais autênticas cantinas em que já comi: a adorável La Vacca ´mbriaca (Via Urbana). Comida de primeira, preços baixissimos, lugar super acolhedor e serviço maxi simpático que eu amei – a flor de abobrinha frita é simplesmente imperdível, para dizer o mínimo (grazie mille pela indicação, Bruno Agostini!)

Quem tiver menos tempo ainda (!), pode entrar no walking tour gratuito que sai todos os dias da Piazza di Spagna às 17h30 e percorre numa caminhada guiada de duas horas (!!!!) alguns dos principais pontos turísticos da cidade.

É claro que Roma é maravilhosa e merece ser explorada com calma, no melhor estilo slow travel, ao longo de dias, visitando todas as praças e entrando em todas as atrações e (excelentes) museus, saboreando cada minuto nessa cidade literalmente divina. Mas, para casos extremos, soluções extremas, não é mesmo? 🙂  Quando a gente não tem tempo, é roteirinho bom para matar as saudades (se a gente não foi) ou para fazer a gente colocar a cidade num plano de viagem futuro como se deve (quando ainda não conhece).

Se o dia estiver bonito, dá pra fazer tudinho caminhando, tomando metrô ou táxi só para chegar ao Coliseu de manhã cedo e para voltar para o hotel à noite, parando para um café, um almoço express e um sorvete ao longo do dia 🙂

Fala sério: eterna é pouco para descrever essa cidade, não?

Como ir do aeroporto ao centro de Roma baratinho você encontra aqui.

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM?

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem? 

O que mais posso fazer pela sua viagem?

Se você já se sente seguro para viajar, lembre-se que algumas empresas são parceiras aqui do blog para tornar sua viagem mais fácil de planejar. As empresas aqui linkadas são empresas cujos serviços eu mesma uso em várias das minhas viagens, do seguro à reserva pontual de hotéis. Reservando alguns itens das suas férias ou escapada por aqui você não paga nada a mais e ajuda na manutenção do blog, pois ganho uma pequena comissão pelas vendas efetuadas através dos links abaixo.

*Procurando HOTÉIS PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM? Aqui dá para pesquisar e reservar hotéis e pousadas no Brasil e no mundo todo!

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS E PASSEIOS no seu destino em qualquer parte do Brasil e do mundo

*Clique aqui para comprar CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR PARA SUA VIAGEM. Use o cupom MARICAMPOS para ter 15% de desconto na compra

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS VIRTUAIS para também VIAJAR SEM SAIR DE CASA

*FAÇA SEU SEGURO VIAGEM antes de viajar É muito importante viajar coberto por um para viajar tranquilo. Digite MARICAMPOS10 no campo cupom para ter 10% de desconto no seu seguro. E você ganha mais 5% de desconto se pagar no boleto ou pix!

*Pensando em ALUGAR UM CARRO? Clique aqui que tem opções com desconto para aluguel de carro no Brasil e no mundo todo!

* TOURS, ATIVIDADES E PASSEIOS FOCADOS EM TURISMO SUSTENTÁVEL? Clique aqui!

*Procurando LIVROS, MALAS, MOCHILAS, CÂMERAS E OUTROS PRODUTOS E ACESSÓRIOS LIGADOS A VIAGEM? Clique aqui que tem opções com desconto para inúmeros produtos para sua próxima viagem.



0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Sobre Mari Campos 2157 Artigos
Mari Campos é jornalista formada, especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de quinze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros sete países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. Entretanto, compras efetuadas através dos links deste post podem gerar comissões sobre vendas para este blog.

8 Comentários

  1. Mari querida,talvez eu vá para Roma em abril por 3 dias (um inteiro)e estava pensando em um roteiro só para revisitar minhas preferências em um dia. Eis que vc publica exatamente o que eu mais amo em Roma.Não sabia dessa viagem que vcs fizeram juntos, que delícia e que vontade de ter ido com vcs. Você pode indicar o Hotel que se hospedaram? Bjs

  2. Oi Mari,

    Esse dia foi mesmo incrível, não foi? Até o almoço foi inesquecível!!!
    Também quero mais viagens…
    Ah, e apesar da Carlinha estar presente com a gente em espírito, éramos só 4, viu?
    Bjs

  3. Ah, Mari,que delícia que foi essa viagem!! Adorei!! 🙂
    Só colocaria para seus leitores que o RomaPass já vale só para furar a fila do Coliseo e do Forum. Nos dias em que você escapou 😉 eu e os meninos fomos até lá e não teríamoos entrado se tivéssemos que encarar a fila. Valeu cada centavo 😉
    Beijos e espero ter a sua companhia outras vezes neste ano!

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*