A Galerie des Gobelins do Plaza Athenee

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Ok, eu prometo que vou parar com isso. Mas vocês sabem que eu adoro um chazinho com bobagem. E a Galerie des Gobelins do Plaza Athenée é um dos lugares mais tchans de Paris para poder fazer isso – eu não podia deixar de fora dessa vez.
Pela Galerie passa gente de todo tipo e de tudo quanto é canto o dia todo; mas o melhor momento do dia para ir até lá é, certamente, o teatime – ou seja, para os franceses, das 15 até umas 18, 18h30, quando o movimento não pára, entre hóspedes endinheirados, moradores e turistas que nem estão hospedados ali mas adoram o ambiente do lugar.
Também sou fã. E minha tarde hoje foi super especial, com o tradicionalíssimo Melánge Plaza – o bend exclusivo do hotel, próprio para degustar com sobremesas – e um impecável Petit Navare (ou “le bateau”, entre os íntimos, já que o formato do doce lembra um barco). A sobremesa, elaborada pelo premiadíssimo pastisseur Christophe Michalak, tem base biscuit de chocolate, mousse de damasco, geléia de damasco e uma “vela” de chocolate meio amargo –simplesmente dos deuses, como diria minha avó.


Christophe Michalak está no Plaza Athenée desde 2000, quando chegou sob supervisã do Alain Ducasse; o cara é tão fera que hoje já comanda uma equipe de 23 pessoas e se estabeleceu como um dos maiores magos das sobremesas de Paris (toda temporada, ele lança sobremesas da “coleção outono-inverno”, “coleção primavera-verão”, como se fosse mesmo moda). Suas criações são expostas em vitrines na Galerie, como obras de arte. O cara é tão bom – desculpa ser redundante, mas é que as sobremesas dele são mesmo coisa de louco, e lindas ainda por cima – que o babu Jérôme de Oliveira, membro de sua equipe de apenas 23 anos, também ganhou a World Pastry Cup esse ano, seguindo os passos do chefe-chef.

Pois é. Tarde perfeita. Perfeita como o dia belíssimo de verão, céu azul e sol, que finalmente em Paris fez hoje.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.