A magia do Porto

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Da minha coluna de hoje no Jornal de Itatiba:


Portugal sempre me encanta. Na verdade, eu tenho alma portuguesa também por parte do meu avô e sempre me sinto em casa nesse adorável país europeu. Estive ali pela primeira vez em janeiro de 2001, antes do euro entrar oficialmente como moeda em circulação – bons tempos dos escudos, em que o país era baratinho, baratinho até para brasileiros. Depois, passei rapidinho em 2004 e estava há tempos morrendo de vontade de voltar.

Estou aqui, em terras portuguesas, e feliz da vida. Mesmo em tempos de euro, Portugal continua sendo um dos países mais acessíveis do velho continente: acessível pelos bons preços, belas boas estradas e ótimo sistema de transporte público, pela língua tão familiar, pelo povo hospitaleiro e pelos excelentes hotéis e restaurantes.

Nessa nova incursão portuguesa conheci, finalmente, um pouco do norte do país. Só um pouco – e, claro, percebi que preciso voltar urgentemente para conhecer mais e melhor. Fiquei encantada com a cidade do Porto. Eu tinha estado ali antes, acredite, apenas para uma conexão, no aeroporto – que desperdício! Dessa vez, fiquei seis dias por ali, entre passeios e andanças pela cidade e fugidinhas para cidades deliciosas nos arredores – Aveiro, Braga e a linda Guimarães (alias, viajar ida e volta, em confortáveis trens, para qualquer uma dessas cidades custa apenas 4,30 euros).

Porto foi feita para caminhar: suas melhores atrações estão concentradas no centrinho, da livraria Lelis ao café Majestic, da Sé às ladeiras da Ribeira. E para degustar o mais doce néctar do país, basta cruzar a ponte Luís I e, na avenida que beira o Douro em Gaia, visitar as cavas de vinho do Porto.

Mas isso ja eh assunto para outro post 🙂
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.