A Parati mais cheia de charme da Casa Turquesa

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
A fachada da Casa Turquesa: como se fosse mais uma das tantas casinhas encantadoras da cidade

Há exatamente uma semana, eu tinha escapado da correria paulista e dos frilas acumulados para passar um delicioso final de semana entre amigos em Parati (ou Paraty, como a cidade tem divulgado nos últimos anos novamente), um dos lugares mais autênticos e encantadores que já conheci no planeta. Sempre gostei da cidade e sempre indiquei o destino, sobretudo a estrangeiros que me pedem indicação de que lugares especiais conhecer no Brasil (acho pedidaça, ainda mais como parte de uma viagem pela Rio-Santos, que considero a estrada mais bonita do Brasil).

As adoráveis baleeiras de Parati

Além de linda arquitetônica e naturalmente, Parati também sempre foi uma das grandes rainhas da cultura nacional, com uma série de festivais populares, de festival gastronômico à celebrada e internacional FLIP.  No último final de semana de maio, estive novamente na cidade e pude participar, ainda que sob chuva durante a noite, de um festival ao qual eu ainda não tinha me juntado: o Bourbon, o festival de jazz da cidade, com uma série de apresentações gratuitas ao longo do dia espalhadas por Parati.

Mas mais especial ainda que o festival em si, e o ma-ra-vi-lho-so passeio de barco que fiz com os amigos num sábado lindo e ensolarado pela baía de Parati (anote aí: o barco Brulu, do mestre Daniel, tem roteiro, serviço e trilha sonora excelentes), foi ter o prazer de me hospedar, enfim, numa das mais premiadas pousadas brasileiras.

Casa Turquesa é, de fato, uma pousada singular. Uma pousada de alto luxo que já no seu primeiro ano de funcionamento abocanhou um prêmio de melhor pousada do Brasil. Hoje, passados cinco anos, continua sendo referência em hotelaria de charme para brasileiros e estrangeiros que buscam uma acomodação de altíssimo nível numa das mais charmosas cidades brasileiras.

A adorável suíte verde, onde fiquei

Foi ali, bem pertinho do píer de onde saem as tradicionais e coloridíssimas baleeiras que levam turistas todo dia para conhecer as belezas da baía de Parati, que Tetê Etrusco, a esfuziante proprietária que é corpo e alma da pousada (te faz se sentir em casa em minutos), decidiu abrir a propriedade inspirada em sua paixão pelo Mediterrâneo. É dessa paixão também que vem o nome Turquesa, cor presente na fachada, nas havaianas entregues no check in aos hóspedes e até no drink da casa.  

São apenas 9 suítes, cada uma decorada com uma cor e mobílias diferentes (e wifi grátis, é claro), compondo a charmosa casa colonial que ainda conta com obras de arte espalhadas por todas as áreas comuns, piscina, bar, boutique e um serviço de concierge informal e acolhedor, como se você estivesse hospedado na casa de amigos queridos na praia. 

As havaianas entregues para todos os hóspedes no check in
Detalhes tão brasileiros e tão encantadores em toda parte

O clima relax, presente de cara nas havaianas turquesa com que todos circulam dentro da casa e na ausência de menores de 14 anos, fica óbvio também nos mimos diários nos quartos e no preguiçoso café da manhã servido na hora que o hóspede acordar, literalmente. E isso tudo contando com pão de queijo quentinho, tapioca, rabanadas e outras delícias tipicamente brasileiras, todas feitas ali mesmo, pela dedicada cozinha da casa – que, aliás, acaba de ganhar um lindo livro de receitas à venda na boutique da pousada.

A biblioteca é um dos espaços mais aconchegantes da casa
Café da manhã ao ar livre
O visual low profile da pequena piscina de dia…
… e de noite
Os sapatos dos hóspedes à entrada da pousada, já que todo mundo circula de havaianas turquesa por lá 😉

O ambiente é tão sedutor que, no final de semana em que estive lá, um casal de americanos que deveria ficar apenas duas noites na cidade, mudou seus planos seguintes para ficar mais duas noites hospedados na pousada pela qual se apaixonaram.

Mimo personalizado no check out
Café da manhã à la carte na hora que a gente acorda
O fofo livro ilustrado de receitas da Casa Turquesa: para levar pra casa
Tem uma escapada romântica pela frente e queria investir alto em algo muito especial e exclusivo? Vai por mim: voltei apaixonada pelo lugar. 
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.