A Patagônia Chilena do Hotel Remota

33 Flares Twitter 2 Facebook 31 Google+ 0 Pin It Share 0 33 Flares ×

DSC_0323 Três noites perfeitas de hospedagem em Puerto Natales e visitas a Torres del Paine para terminar o programa Mar y Tierra

 

 

Já falei do Hotel Remota outras vezes aqui no Pelo Mundo. Afinal, já tinha tido o prazer de me hospedar nesse adorável hotel de Puerto Natales também em 2008 e 2012. Voltei agora para concluir a viagem a trabalho no novo programa Mar y Tierra oferecido em parceria com os cruzeiros Skorpios (sobre o qual falo AQUI) para 3 noites de hospedagem.

Hotel RemotaHotel RemotaHotel Remota

Para quem está lendo sobre o Remota pela primeira vez, vale saber que o hotel é uma das construções mais celebradas do Chile. Ali, o premiado arquiteto Germán del Sol (responsável também pelo design inovador de outros hotéis) soube integrar cada detalhe do hotel à paisagem de fiordes, águas e glaciares que o rodeia – e tudo isso num edifício absolutamente eco-friendly, meticulosamente planejado para poupar energia, das imensas janelas que permitem o uso de apenas luz natural na maior parte do dia ao sistema de calefação e ventilação natural.

Hotel RemotaHotel RemotaHotel Remota

Inspirado nas tradicionais fazendas criadoras de ovelhas da região, todo cinza grafite por fora e colorido e cheio de luz por dentro, o Remota é cheio de simbologias.  A área central, vazia, que remete à vastidão do fiorde Última Esperança (onde está localizado); as paredes que imitam as cercas irregulares das fazendas locais; a grama do entorno presente também sobre todo o telhado da propriedade…

Hotel RemotaHotel Remota

Eco-sustentável, foi construído com materiais nobres mas quase sem máquinas e motores. Opera hoje sem elevadores, sem televisão, sem música ambiente e só há internet nas áreas de convívio social, com o pretexto de que o hóspede que chega à Patagônia tem mesmo que se desconectar o máximo possível do seu mundinho e viver a Patagônia 100%, mesmo no hotel: através da luz exterior que invade o interior do hotel, do barulho dos ventos fortíssimos contra as paredes, dos sabores dos pratos elaborados todos com ingredientes locais, da paisagem arrebatadora do seu redor emoldurada pelas imensas paredes de vidro.

Hotel Remota

Hotel Remota

Ali o luxo é caseiro, sem frescuras e absolutamente cálido: tive o prazer de ter como motorista das minhas excursões o adorável Carlos (Carlito), que me conduziu pelas estradas patagônicas também nas duas visitas anteriores. Reencontrei também o Miguel, responsável pelo serviço do restaurante e pelos deliciosos drinks que prepara na hora. E também René, o sensacional chef low profile que dá cara gastronômica aos mais deliciosos e tradicionais pratos chilenos. Os guias, as recepcionistas, a gerente, as camareiras, todo mundo sorri e interage com os hóspedes o tempo todo, fazendo mesmo a gente se sentir em casa.

O hotel opera em sistema tudo-incluído: transfers, excursões, refeições, bebidas, tudo já incluído no preço das diárias e programas. O menu de excursões é bastante grande, contemplando não apenas o parque nacional Torres del Paine como diversas atrações em Puerto Natales e arredores – de safáris fotográficos bem relax a cavalgadas, navegações e trekkings de distintos níveis. Cada programa é customizado, com o seu guia discutindo com você, no dia da sua chegada, que passeios te interessam, quando fazer cada um, graus de dificuldade etc.

Torres del Paine, suas lindas!

Torres del Paine, suas lindas!

 

Torres del Paine

Um teco de gelo às margens do Lago Grey

Um teco de gelo às margens do Lago Grey

Além dos passeios mais tradicionais (fomos duas vezes a Torres del Paine, exploramos Puerto Natales etc), também visitamos o lugar do primeiro assentamento de colonos de Puerto Natales (a Estancia Puerto Consuelo, fundada no século XIX pelo Capitão Eberhard), onde tivemos um sensacional cordeiro assado à moda patagônica, e também passamos uma tarde linda numa estância aos pés do Cerro Dorotea entre cavalos, mate e um papo maravilhoso com dois gaúchos típicos da patagônia chilena (do tipo que não sabe nem quer mesmo viver em outro lugar ou de outro jeito).

Mate e papo na casa do gaucho Lucho...

Mate e papo na casa do gaucho Lucho…

 

... e aprendizado sobre montaria e cavalos domados no Cerro Dorotea

… e aprendizado sobre montaria e cavalos domados no Cerro Dorotea

Patagônia Chilena

Nesta visita tive ainda o prazer de encontrar ali, hospedada praticamente nas mesmas datas que eu, a querida leitora Karla, que tinha escolhido o Remota justamente depois de ler sobre o hotel aqui – ela e o marido estavam adorando a experiência!

E, como aconteceu também nas visitas anteriores, conheci ali gente viajando sozinha e feliz da vida com o clima amistoso, acolhedor e amigável do hotel – como uma solo traveler americana que me disse estar tão apaixonada pelo lugar que já andava pensando quando poderia voltar.

Puerto Consuelo, o primeiro assentamento de colonos de Puerto Natales aqui...

Puerto Consuelo, o primeiro assentamento de colonos de Puerto Natales aqui…

 

... e aqui

… e aqui

Catchai? :PCatchai? 😛

 

Patagônia ChilenaPatagônia Chilena

Que delícia voltar e rever tantos lugares lindos e tantos rostos queridos, revisitar tantos sabores marcantes  e dormir de novo naquela cama gigantesca e deliciosa que eles têm nos quartos. Tomara que haja ainda uma próxima vez 😉

Informações sobre outros passeios na região e sobre a patagônia chilena em geral você encontra AQUI.

33 Flares Twitter 2 Facebook 31 Google+ 0 Pin It Share 0 33 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.