Estão usando conteúdo deste blog sem autorização

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Se você está lendo esse post fora do MariCampos.com é porque tem coisa errada

 

 

 

 

Não é de hoje, a gente sabe, que o conteúdo dos blogs de viagem brasileiros vem sendo usado sem autorização, e sem a menor vergonha na cara, pelos chamados “agregadores”. São sites espertinhos demais que não produzem conteúdo próprio e vivem de ganhar dinheiro (através de audiência e anúncios) “chupinhando” ilegalmente através de recursos técnicos, sem nenhuma autorização, posts de outros blogs que produzem seu próprio conteúdo original.

Esses tais “agregadores” começam alegando que são um “portal sobre viagem”, que “reúnem o melhor da blogosfera”, que ali você pode “encontrar tudo num mesmo lugar” , fazem página cheia de likes comprados no Facebook e tal – e enganam muita gente. Mas não produzem NADA. Ao contrário: ROUBAM conteúdo de blogueiros que produzem seu próprio conteúdo.

Infelizmente, alguns desses “agregadores”, mesmo após sucessivas tentativas de contato e pedidos de remoção de conteúdo divulgado ilegalmente em seus sites (afinal, o conteúdo original de cada blogueiro é protegido pela lei de direitos autorais, ora pois!), se recusam a tomar tais medidas. Neste abril, grande parte da blogosfera de viagem brasileira está enfrentando sérios problemas com um destes sites espertinhos que simplesmente se dá ao luxo de ignorar todos os avisos, pedidos e alertas e continuar roubando diariamente conteúdo de outros blogs.

Muitos blogs já estão tomando medidas legais contra essa duplinha de aproveitadoras em questão neste mês – mas é um processo lento, como nossos processos judiciais costumam ser, você sabe. Então é aqui que você entra: se você gosta do que lê aqui e em outros blogs e sites de viagem, também pode ajudar a desmascarar esses caras-de-pau.

Não faço parte da ABBV, que gentilmente me cedeu a imagem que ilustra este post. Mas achei louvável, sensacional, gênia!, a atitude que a associação de blogueiros tomou essa semana: uma blogagem coletiva para chamar a atenção do mercado para o desrespeito com o trabalho de blogueiros sérios, alertando sobre a violação da Lei de Direito Autoral (Lei 9.610/1998) e destacando o prejuízo comercial e de imagem que isso representa para os blogs envolvidos. E mesmo sem fazer parte da associação estou aderindo também à campanha, até porque sou um dos muitos blogs de viagem prejudicados pela deslealdade de tais agregadores.

A gente sabe que tem muito picareta na blogosfera de viagem brasileira; mas, convenhamos, tem gente séria também, que vem ao longo dos anos fazendo um trabalho sério e produzindo conteúdo de qualidade para a web. E quem bloga seriamente, seja profissionalmente ou por hobby, investiu seu tempo e sua mão de obra (e, em muitos casos, seu próprio dinheiro) para produzir um conteúdo original 100% gratuito (para seus leitores!) sobre as viagens que fez, os lugares que visitou, as experiências que viveu. E esse conteúdo é protegido por direitos autorais e há que se respeitar a propriedade intelectual – isso é lei.

Então fica a dica: se você identificar posts do MariCampos.com com algum logotipo extra ou uma barra superior ou lateral que não seja a original, feinha, sem graça 😀 , que você está acostumado (a) a ver sempre aqui; ou se um post meu estiver em qualquer outro endereço da web que não tenha o www.maricampos.com lá em cima, logo no início do endereço, me faça um favorzão <3  e denuncie aqui.  Eu agradeço imensamente e, assim, juntos, deixamos a internet brasileira mais séria e justa.

 

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.