Arte no turismo de luxo

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 1 Flares ×

Duas iniciativas interessantes de incluir arte contemporânea no turismo de luxo

 

 

 

 

 

 

Sou muito fã de mesclar arte e turismo. Sempre fui apaixonada por museus de todo tipo nas minhas viagens e cada vez me encanto mais por cidades que têm grafites e obras de arte públicas espalhadas por suas ruas e praças.

Talvez por essa paixão mesmo tenham me chamado a atenção duas associações recentes da arte em ícones do turismo de luxo.  Primeiro, foi o hotel Mandarin Oriental Hyde Park, em Londres , que encontrou uma forma bem pouco convencional de adaptar a estética do hotel durante o período de enorme restauração pelo qual passam.

 

O artista Sir Peter Blake foi convidado a criar uma obra que “encapasse” a fachada do hotel durante a reforma. Como resultado (dá pra ter uma ideia melhor neste vídeo aqui), a gigantesca colagem produzida por Blake é a maior peça que o artista já criou e conta com 100 rostos famosos que têm relação direta com a rede hoteleira (os chamados “fãs”).

Depois, foi a luxuosa Belmond que resolveu revestir dois dos icônicos vagões coloniais do trem Eastern & Oriental Express, na Ásia, com obras do artista de rua Rajesh Kumar, de Cingapura. Com tintas e sprays, as obras de Kumar buscam ilustrar a alegria de viajar – e criam efeitos visuais conforme o trem se desloca. Dá pra ver mais detalhes da obra em construção neste vídeo aqui.

Para dar nova dimensão ao conceito de “arte em movimento”, a Belmond convidou também mixologistas e produtores culturais para criarem novos menus e set lists exclusivas para os vagões, que têm dress code mais informal, batizado de “elegância tropical”.

Ousados, para dizer o mínimo.

 

 

 

Clique aqui para:

Ler mais sobre arte

Ler mais sobre os hotéis Mandarin Oriental

Ler mais sobre os hotéis Belmond e a Orient Express

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 1 1 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.