Atacama: las cuevas de sal

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

 Uma das coisas novas que fiz nessa viagem ao Atacama foi o passeio “Cuevas de Sal”, no Valle de la Luna. Da outra vez, eu tinha entrado em apenas uma cueva, e bem grande, no Valle de la Muerte, onde o guia tinha nos mostrado e explicado todo o processo de cristalinização do sal no deserto e tal.

  Mas, dessa vez, nosso guia maluquete do hotel Kunza, no meio da caminhada pelo vale, lançou a pergunta: “Alguém tem claustrofobia aqui?”, emendando: “que eu quero leva-los para as cuevas“.

Sempre há tempo para uma paradinha pra fotos nas subidas e nas descidas

 E lá fomos nós para a rota mais ou menos sinalizada das cavernas de sal que se formam no vale. No começo, estávamos apenas caminhando por passagens estreitas em meio aos cânions que se formam ali; logo começamos a entrar nas cuevas propriamente ditas.



SEGURO VIAGEM COM DESCONTO! Não viaje sem fazer o seu Seguro de Viagem. Mais do que nunca, é fundamental viajar com um seguro viagem que te proteja e te dê cobertura em qualquer inconveniente na estrada. Além de ser fundamental em tempos de pandemia, ele é obrigatório regularmente nas viagens para a Europa e alguns outros destinos, e altamente recomendável em qualquer viagem (seja Brasil ou exterior). Confira sempre toda a cobertura oferecida, em detalhes, incluindo possíveis exceções, para saber exatamente o que está comprando. Faça sua cotação AQUI para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão. Leitores do MariCampos.com ainda recebem 15% de desconto na hora de pagar (20% se pagar no boleto!) e o blog recebe uma pequena comissão pela venda. Use o código promocional: MARICAMPOS15 para receber os descontos!


Não é lindo de morrer? Mas subir e descer por aí não é tão simples assim…

 A maioria delas, bem baixinha e apertada, exigia que entrássemos e “caminhássemos” agachados o tempo todo. Eram bem escuras e só o guia tinha uma lanterna pequena, e lááááá na frente; então vira e mexe alguém gemia que tinha batido as costas, o joelho ou a cabeça.

Uma espremidinha aqui…

 Nos lugares mais apertados (não teve como fotografar nenhum deles, que tava trash, sorry), o negócio era gritar pro guia vir em nosso socorro “Migueeeel, la luuuuuuuzzzzz”.

… uma agachadinha ali…

 Interessantíssimo ver de pertinho esses recortes do deserto; às vezes altos, às vezes profundos, impressionantes mesmo. Mas o mais trash fica da metade pro fim do passeio, quando a gente começa um sem fim de subidas e descidas em meio às “pedras” que se formam.

Uma fotinho antes de entrar nas trevas…

… e a alegria de ver a fresta de luz, enfim. 

Não há uma rota pré-definida, não; o guia vai na hora vendo onde “dá mais pé” e a gente segue – entre um gemido e um xingamento, é claro :-))))



Se for viajar, FAÇA SUAS RESERVAS DE HOTEL PELOS LINKS AQUI DO BLOG . Você sabia que você pode fazer sua reserva de hotel para a próxima viagem através de qualquer link de hotel aqui do blog? O blog ganha uma pequena comissão por cada reserva efetuada através de cliques por aqui, mas você não paga NADA a mais. Então, se for viajar, reserve aqui o seu hotel que você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar viajando e trazendo conteúdo de qualidade para você. Ah! Você ainda pode parcelar a sua hospedagem em reais no cartão!


Esse foi o lugar mais complicado de descer, pra mim; mas lindo de tudo

 O caminho não é fácil-fácil, não, e claustrofóbicos devem mesmo ficar de fora – tem horas que a gente não vê absolutamente nada e fica meio “preso”, agachado, enquanto o grupo não se move.

Fila indiana na entrada das cavernas pra ninguém se perder
Quando as cavernas terminam, começa o sobe e desce nos cânions do vale

 Mas até os mais sedentários como eu podem enfrentar de boa, que é bem razoável. Nas horas mais trash, precisei mesmo da ajuda dos universitários; ainda mais com a câmera e o medão de bater a lente na subida ou descida.

E na descida final…
…vale fazer a fotinho da superação :-)))))))

Passeio lindo, viu?

O que mais posso fazer pela sua viagem?

Se você já se sente seguro para viajar, lembre-se que algumas empresas são parceiras aqui do blog para tornar sua viagem mais fácil de planejar. As empresas aqui linkadas são empresas cujos serviços eu mesma uso em várias das minhas viagens, do seguro à reserva pontual de hotéis. Reservando alguns itens das suas férias ou escapada por aqui você não paga nada a mais e ajuda na manutenção do blog, pois ganho uma pequena comissão pelas vendas efetuadas através dos links abaixo.

*Procurando HOTÉIS PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM? Aqui dá para pesquisar e reservar hotéis e pousadas no Brasil e no mundo todo!

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS E PASSEIOS no seu destino em qualquer parte do Brasil e do mundo

*Clique aqui para comprar CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR PARA SUA VIAGEM. Use o cupom MARICAMPOS para ter 15% de desconto na compra

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS VIRTUAIS para também VIAJAR SEM SAIR DE CASA

*FAÇA SEU SEGURO VIAGEM antes de viajar É muito importante viajar coberto por um para viajar tranquilo. Digite MARICAMPOS10 no campo cupom para ter 10% de desconto no seu seguro. E você ganha mais 5% de desconto se pagar no boleto ou pix!

*Pensando em ALUGAR UM CARRO? Clique aqui que tem opções com desconto para aluguel de carro no Brasil e no mundo todo!

* TOURS, ATIVIDADES E PASSEIOS FOCADOS EM TURISMO SUSTENTÁVEL? Clique aqui!

*Procurando LIVROS, MALAS, MOCHILAS, CÂMERAS E OUTROS PRODUTOS E ACESSÓRIOS LIGADOS A VIAGEM? Clique aqui que tem opções com desconto para inúmeros produtos para sua próxima viagem.



0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Sobre Mari Campos 2157 Artigos
Mari Campos é jornalista formada, especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de quinze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros sete países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. Entretanto, compras efetuadas através dos links deste post podem gerar comissões sobre vendas para este blog.

5 Comentários

  1. Entrei em uma que não é tão grande assim, mas achei o máximo! Deserto do Atacama é tudo de bom e o Valle de la Luna é perfeito! Post tá ótimo!

  2. Mari,
    Essa do guia sair na frente com a lanterna e nos deixar pra trás no escuro me irritou profundamente.
    Mas, ainda assim, deu para aproveitar o passeio. 😀
    Tô aproveitando os seus posts para matar a saudade!
    Tiago

  3. Cinthia, que legal você contar que foi com sua filhinha de 5 anos! Porque a gente praticamente não vê crianças por lá, né? E eu também achei que, como os passeios mais comuns são light, crianças aproveitam sem problemas.

  4. Mari,
    Realmente dá pra ir várias vezes ao Atacama sem repetir passeios…incrível!

    E é perfeitamente viável para crianças: fui com minha filha de 5 anos, que adorou ‘explorar’ o deserto!

    Estou conhecendo um novo com seus posts. Adorando!

    Cinthia
    @chileparacriancas.blogspot.com

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*