Chifas: a excelente baixa gastronomia em Lima

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

 Claro que uma visita a Lima inclui boa gastronomia. E deve incluir experimentações mil de ceviches, pescados e pratos da cozinha criolla em restaurantes como Astrid&Gastón, Pescados Capitales, Mesa18 etc. E eu fiz tudo isso. Mas também fiz questão de provar outro aspecto tão típico da cozinha peruana: comer num chifa.

 Os Chifas são restaurantes de cozinha chinesa. Chinesa, vírgula; porque é uma baita fusão chino-peruana, isso sim (afinal, o Peru tem uma das maiores colônias chinesas do continente).  E é por isso mesmo que ela é tão especial. Comer num Chifa não se parece em sabor com nada que você já tenha experimentado antes. São capazes de incluir picantes e condimentos tão típicos da cozinha peruana num simples chop suey.

 Os Chifas estão por toda parte, mas em Lima são ainda mais abundantes. Sobretudo, é claro, no Barrio Chino, a Chinatown local. Lá eles têm todos praticamente a mesma cara e o mesmo preço. Os três irmãos peruanos que conheci na Ilha de Páscoa (que me deram altas dicas, por sinal) me disseram para fugir dos bufês, que teriam má cozinha. Então apostei num à la carte, que eles mesmos tinham me sugerido, com jeito de sujinho de Sampa melhorado: o Ton Kin Sen (Jr. Ucayali con Calle Capón)

 Você pode pedir item por item ou pode pedir um dos menus de almoço disponíveis, com entrada, prato, bebida  por preços entre 11,90 e 14,90 soles, dependendo dos pratos. O golpe de misericórdia: a bebida é sempre, sempre, a famigerada Inka Cola – e todos, tooooodos os peruanos acham mesmo que Chifa sem Inka Cola não é Chifa de verdade  :S

 Sacou a cor do agridoce, cheia de toques Peruanos???

 Mas vou dizer: apesar dos receios iniciais, a comida estava muito boa. Os dumplings estavam perfeitos – e a mistura exótica dos sabores é mesmo super interessante.

 Quer saber? Vá, sem medo.

Uma experiência gastro-antropológica das mais interessantes, viu?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.