Coimbra, Lisboa e Sintra – o prazer de voltar

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Estive em Coimbra pela primeira vez em 2004, num dia frio mas lindo de inverno e minhas lembrancas dessa primeira viagem sao ultra coloridas. Dessa vez, cheguei Cheguei num dia lindo de outono que, logo em seguida, se converteu em 48h de pura chuva, com lembrancas bastante acinzentadas. Mas, quer saber? Continuo achando a cidade linda!
Adoro caminhar pelo centro historico, fotografar casas, praças e fontes, me deslumbrar com a majestosa Universidade de Coimbra -uma das mais lindas e mais antigas da Europa (alias, não bastasse sua arquitetura, suas portas incríveis, biblioteca, capela, estátuas e pátios, de lá de cima ainda dá pra contemplar a belíssima cidade que se desenvolveu ao redor dela.

Quanto a Lisboa, é sempre um prazer imenso voltar. Foi em Lisboa que tive o primeiro contato com o velho continente. Depois dos dias no norte do país, entre Porto, Aveiro, Guimarães e Braga, rumei para Lisboa – que tambem me recebeu com muita chuva. Foi só no último dia que o sol apareceu; ainda assim, achei lindo do mesmo jeito andar de novo nas ladeiras da Alfama, subir ao Castelo de S. Jorge para ver a cidade emoldurada pelo Tejo, visitar outra vez o Mosteiro dos Jerônimos, o Padrão dos Descobrimentos e a mítica Torre de Belém, tomar outro espresso acompanhado dos inigualáveis pastéis de Belém quentinhos na loja da Fábrica, rever a torre Vasco da Gama e andar muuuito no centrinho da cidade, pelas rua Augusta e do Ouro, ver que estão reformando horrores a Praça do Comércio e me encantar outra vez ao subir e descer do Chiado ou da Baixa ao Bairro Alto pelos adoráveis elevadores e funiculares, tão característicos da cidade.

E, para mim, impossível ir à Lisboa e não fugir até a linda, linda, linda Sintra. Voltar ali tem gostinho de aconchego, comendo queijadinhas, subindo as muralhas do Castelo dos Mouros, visitando os Palácios Nacional e da Pena ou simplesmente caminhando a ermo no seu centrinho.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.