Conta, sim!

33 Flares Twitter 6 Facebook 23 Google+ 4 Pin It Share 0 33 Flares ×

NCLC1O livro Não conta lá em casa, de André Fran, é convite de viagem para aventureiros

 

Fiquei sabendo do livro desde a época de sua preparação e acompanhei atenta o processo todo até a divulgação da data oficial de lançamento e noite de autógrafos. O Fran é um darling e eu compraria o livro de qualquer maneira assim que chegasse às livrarias – ainda mais que sempre fui fã declarada do programa homônimo do Multishow. Mas o Fran, queridão, facilitou as coisas e me enviou um de presente 😀

O livro Não conta lá em casa – uma viagem pelos destinos mais polêmicos do mundo, recém-lançado pela Editora Record (a mesma editora que publica os meus 😛 ), é uma delícia de ler. Quem assiste/assistiu as temporadas anteriores do programa homônimo certamente vai se lembrar de vários episódios mais marcantes durante a leitura. Afinal, o estilo de narrativa segue a mesma linha pessoal e os capítulos do livro vêm todos acompanhados de fotos de Fran e seus três parceirões de aventuras (UFO, Leondre e Pesca) no melhor estilo scrapbook.

NCLC2

Estão ali relatadas as aventuras e desventuras da trupe por Mianmar, Coreia do Norte, Irã, Iraque, Dinamarca, Tuvalu, Etiópia, Djibuti, Somália, Itália, Indonésia, Japão e Afeganistão. Seguindo a linha mestra do programa – e minha filosofia pessoal de viajante também! – “não se trata de conhecer lugares, mas conhecer pessoas”, os relatos dão ênfase aos personagens que encontraram pelo caminho enquanto Fran conta sobre a visita, detalhes de bastidores e aspectos gerais da história local de cada um dos destinos visitados. Para os fãs do programa, vale o adendo de que nem todos os destinos visitados pelo programa ao longo de suas temporadas foram abordados no livro – mas o consolo de que deve ter um “volume 2” a caminho pretty soon 😉

Às vezes mais sério, às vezes sarrista, Fran conseguiu encontrar o tom leve certeiro que faz a gente ler as quase 300 páginas do livro recheadas de casos duros, histórias de violações dos direito humanos, desastres naturais e afins rapidinho e prazeirosamente. E ainda tem um divertido “manual do nerd na estrada” no final do livro. Aliás, adorei de cara a sacada da capa do livro com jeito de desgastada, carimbada, como todos sabemos que um passaporte muito rodado fica após um tempo de uso.

NCLC3

Para quem não conhece o programa, fica aqui um teaser do que vai no livro.

À venda nas principais livrarias do país em edição física (R$49,90) e também via Amazon em versão e-book (R$32,30).

33 Flares Twitter 6 Facebook 23 Google+ 4 Pin It Share 0 33 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.