Creta: um exemplo do bom senso de oportunidade na promoção turística

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Uma das cenas do vídeo bem bolado

Ontem, a fofa da Carmen Lanceta, a espanhola mais brasileira (e querida!!!) do planeta, mandou para mim e algumas outras pessoas um video promocional do escritório de turismo de Creta muito bem bolado.

Eu tuitei na hora e hoje, depois que a Pat do Turomaquia postou o mesmo video, voltei a discutir a ideia com alguns amigos e vim editar esse postzinho já agendado para subir desde ontem 😀

O vídeo – parte da campanha Creta: see for yourself, feel for yourself, clique aqui ou no link acima para assistir – poderia ser um tiquinho mais curto, poderia ter um som mais claro e poderia até ajustar outros pontinhos do ponto de vista artístico/marketeiro da coisa (vale lembrar que é um vídeo para gringos). Mas é bacana e uma tremenda sacada: mostram como nem sempre tudo que lemos e ouvimos sobre problemas num destino é capaz de atingir o turista. Ou indo mais longe ainda: como muitas vezes o fatos relatados com alarde pela imprensa internacional são acontecimentos isolados e não generalizados numa cidade, região ou nação. Lembra quando milhares de brasileiros cancelaram seus pacotes à Argentina por medo da gripe asiática? Ou quando outros milhares cancelaram seus pacotes ao Chile pós terremoto e pós erupção do vulcão?

Ninguém tá falando aqui pra bancar o louco e se jogar com tudo num país em plena guerra. Ano passado eu queria ter feito a Síria junto com a Jordânia mas não fui, era inviável, a situação era caótica por lá. Estou adiando o Egito pelo mesmo motivo. Mas é uma questão de bom senso, e de se informar muito antes de viajar e não deixar se levar pelo primeiro alarmismo sensacionalista. O vídeo mostra que, apesar de todo o auê em torno da crise financeira e política da Grécia na imprensa internacional, para o turista a coisa continuava linda em Creta.

Adoraria ver a Embratur fazer um video sobre o Rio, por exemplo, nessa linha.

P.S.: Estive em Creta há muito tempo, em 2005, então nem tem posts sobre lá (acho muito nada a ver gente que posta sobre um lugar que visitou há quase 10 anos, quando tudo no mundo muda tanto, o tempo todo). Mas entrem, porfaplissss, no ÓTIMO blog da Carmen para ler e ver as maravilhas que ela descobriu em Creta. Relato caprichado, fotos incríveis, lugarzinhos show. Imperdível.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.