Curiosos festivais gastronômicos britânicos

20 Flares Twitter 2 Facebook 13 Google+ 5 Pin It Share 0 20 Flares ×

_JJJ3294 Festivais gastronômicos no Reino Unido para valorizar e promover um único ingrediente são mais comuns do que se imagina

 

 

 

 

Cada louco com sua mania, né? Num release enviado pelo Visit Britain dia desses (vez ou outra, releases trazem informações de fato interessantes, veja só! 😛 ), descobri que o Reino Unido tem vários festivais gastronômicos bem peculiares, que celebram um único ingrediente culinário – acompanhados, geralmente, de boas doses de álcool, música e entretenimento ao ar livre. Do aspargo ao uísque (claro!), quase todo ingrediente tem sua chance de estrelar um festival por lá – até o alho. E ainda dá tempo de participar de vários deles este ano:

Credito: Visit Britain

Credito: Visit Britain

London Coffee Festival – Londres, Inglaterra – 30 de abril a 3 de maio
A alegria dos fanáticos por café! Durante quatro dias, a Old Truman Brewery, na balada região de East London, é movida a cafeína, quando o café é celebrado em Londres por 20 mil pessoas. Sim, você vai provar café de excelente qualidade, mas o evento envolve muito mais que isso. Nos três últimos anos, houve competições de “arte latte”, coquetéis preparados em cafeteiras, DJs, música ao vivo e café com poesia.

Spirit of Speyside Whisky Festival – Escócia – 30 de abril a 4 de maio
Se você adora uísque, precisa viajar para a Escócia e tomar uma dose com centenas de outros aficionados no festival do uísque Spirit of Speyside. São quatro dias de aprendizado sobre uísque, diversão e, claro, degustação. Speyside fica no nordeste da Escócia, e concentra várias destilarias. A cidade mais próxima é Inverness, a três horas e meia de trem partindo de Edimburgo. 

English Wine Week – Inglaterra – 23 a 31 de maio
Ultimamente, os vinhos ingleses e galeses vêm obtendo aprovação de especialistas do mundo todo. Portanto, se você é apreciador de vinho, participe de alguns dos eventos que ocorrem na Inglaterra nos meses de maio e junho, e fazem parte das celebrações da English Wine Week. Para quem não conhece os vinhos ingleses, é um bom momento para experimentar. As atividades incluem visitas a vinhedos, muita degustação e sessões de harmonização, além da oportunidade de conhecer os produtores de vinho inglês.

crédito: Visit Britain

crédito: Visit Britain

Asparafest – Worcestershire, Inglaterra – 30 e 31 de maio
A Grã-Bretanha tem muito orgulho do delicioso aspargo que produz, então por que não dar uma festa em homenagem ao vegetal? Esse festival de final de semana, perto de Evesham, Worcestershire, apresenta música ao vivo, dança e até coroação de um rei e uma rainha durante o evento. Há apresentações de culinária e muito aspargo para degustar. Tem até Martini de aspargo no bar! Evesham fica a cerca de duas horas e meia de carro de Londres.

Pembrokeshire Fish Week – País de Gales – 25 de junho a 3 de julho
A costa de Pembrokeshire é um lugar lindo para aproveitar o verão e, para quem gosta de peixe, nada melhor que aliar o clima ameno da estação às comemorações de todas as iguarias deliciosas provenientes do mar. Chefs de cozinha comparecem para apresentar suas receitas à base de pescado e frutos do mar, há seminários de culinária e aulas sobre peixes. Todos os restaurantes locais servem um maravilhoso banquete preparado com pescados. Além do cardápio, há passeios de barco, excursões pela ilha e safáris com mergulho de snorkel, assim como passeios de caiaque e coasteering para quem prefere esportes mais radicais. A estação de trem mais próxima é Milford Haven, a menos de três horas de Cardiff.

Whitstable Oyster Festival – Kent, Inglaterra – 25 a 31 de julho
Este evento anual envolve competição para comer ostras, desfile de rua, telas de projeção à beira-mar e Carnaval veneziano, dentre muitas outras diversões ao longo de uma semana. Whitstable é famosa por suas ostras e sua celebração anual é um evento animado que dá uma ideia do clima festivo do litoral britânico. Whitstable fica a cerca de 90 minutos de trem de Londres.

crédito: Visit Britain

crédito: Visit Britain

Great British Beer Festival – Londres, Inglaterra – 11 a 15 de agosto
Realizado durante quatro dias no centro de exibições Olympia, na estação de trem Kensington Olympia, este festival é imperdível para os amantes de cerveja. São mais de 800 barris e garrafas de cervejas artesanais e cidras para provar no “maior pub da Grã-Bretanha”. Há muita comida para degustar também.

Isle of Wight Garlic Festival – Ilha de Wight, Inglaterra – 15 e 16 de agosto
Mantenha os vampiros à distância! O alho da Ilha de Wight é delicioso, e esse festival de final de semana é perfeito para aqueles que adoram colocar o tempero em quantidades generosas ao cozinhar. O festival é uma celebração com bandas, demonstrações de culinária, entretenimento para crianças e até uma exibição de carros clássicos. É possível chegar à Ilha de Wight de balsa em 20 minutos partindo de Portsmouth ou Southampton, no litoral sul da Inglaterra. Ambas ficam a cerca de 90 minutos de trem de Londres.

Hillsborough Oyster Festival – Irlanda do Norte – 1º a 6 de setembro
Se você gosta de ostras, que tal participar do campeonato mundial de consumo de ostras ou da final do concurso de Miss Oyster Pearl? O Festival de Ostras de Hillsborough existe há mais de 20 anos e, desde então, a celebração das premiadas ostras tem proporcionado diversão às famílias e um espetáculo e tanto para os visitantes. Hillsborough fica a apenas 19 quilômetros de Belfast, capital da Irlanda do Norte.

The Golden Spurtle World Porridge Making Championships – Inverness-shire, Escócia – 4 de outubro
Mais que um festival, este campeonato mundial de preparo de mingau envolve competição – portanto, se você aprecia mingau de aveia, visite esse evento para provar diversas receitas. Com certeza você encontrará alguns dos melhores produtores da iguaria e, como aveia é um ingrediente bem escocês, você estará no país certo. Há mais maneiras de preparar uma tigela de mingau de aveia do que você possa imaginar. A cidade mais próxima é Inverness, que fica a três horas e meia de trem partindo de Edimburgo.

 

20 Flares Twitter 2 Facebook 13 Google+ 5 Pin It Share 0 20 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.