Edimburgo: para quando você for

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Como chegar:
Em geral, a maioria dos turistas chega à Edimburgo vinda de Londres – 1h30 de avião ou 4h30 em trem. Mas há também voos (inclusive de companhias low cost, como a Ryanair) de várias cidades européias para lá todos os dias. O aeroporto de Edimburgo é lindo, moderno e super bem estruturado, eficientíssimo – tanto para chegadas quanto para partidas.

Onde ficar:
Essa é uma decisão bem pessoal, depende do perfil do viajante. Eu fiquei dos dois “lados” – Old City e New City – e gostei de ambos (ficar em zonas que não sejam nenhuma dessas duas eu não recomendo, não; o bom de Edimburgo é o fato da maioria das atrações estar bem concentrada). A vantagem de ficar na parte antiga é estar bem pertinho da maioria das atrações: Castelo, Royal Mile, Palácio, maioria dos museus. A vantagem de ficar na parte nova é estar pertinho da zona comercial e da maior movida noturna. Há muitos hotéis nas duas regiões – dos econômicos Travelodge aos bambambans tipo The Balmoral – e qualquer maneira, bastam 15 minutos de caminhada para cruzar da parte nova à antiga e vice-versa, bem tranquilo.

Quanto tempo:
Eu diria pelo menos 3 dias. Se você fizer tudo muito rapidinho, até em dois dá. Mas o próprio Castelo, por exemplo, se formos visitar todos os museus e atrações que existem ali dentro, a gente leva fácil um (prazeiroso) dia inteirinho. Em 3 dias dá pra fazer todas as principais atrações com calma. Mas já aviso: fiquei 3 dias inteiros e achei pouco, muito pouco, porque a cidade, além de linda, e muito agradável, deliciosa para explorar andando, dia e noite.



SEGURO VIAGEM COM DESCONTO! Não viaje sem fazer o seu Seguro de Viagem. Mais do que nunca, é fundamental viajar com um seguro viagem que te proteja e te dê cobertura em qualquer inconveniente na estrada. Além de ser fundamental em tempos de pandemia, ele é obrigatório regularmente nas viagens para a Europa e alguns outros destinos, e altamente recomendável em qualquer viagem (seja Brasil ou exterior). Confira sempre toda a cobertura oferecida, em detalhes, incluindo possíveis exceções, para saber exatamente o que está comprando. Faça sua cotação AQUI para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão. Leitores do MariCampos.com ainda recebem 15% de desconto na hora de pagar (20% se pagar no boleto!) e o blog recebe uma pequena comissão pela venda. Use o código promocional: MARICAMPOS15 para receber os descontos!


Como se locomover:
Do principal de Edimburgo, New City e Old City, dá pra fazer tudo à pé numa boa. Você vai acabar usando táxi, no máximo, para o jantar; nem dos (bons) ônibus do transporte público da cidade a gente precisa. Os táxis não são exatamente caros, mas a gente precisa realmente bem pouco deles. Só precisamos mesmo de transporte para explorar áreas um pouquinho mais afastadas, como a zona portuária de Leith e os museus e bosques de Dean Village. De resto, um calçado bem confortável que a cidade, apesar da geografia cheia de subidas e descidas, é deliciosa par caminhar.
Uma opção boa para quem tem pouco tempo na cidade é usar os CitySightseeing Bus de Edimburgo: há 4 rotas diferentes disponíveis (temáticas, e bem interessantes até) e, se você comprar o passe de 48h, pode usar as quatro rotas quando quiser, como quiser, durante esse período (o ticket normal é válido por 24h consecutivas, mas para apenas uma das quatro rotas disponíveis).

O que ver:
Eu falo sobre as principais atrações da cidade nesse post aqui. De qualquer maneira, recomendo muito os básicos: Castelo, Palácio Real e National Gallery, o divertido (e gratuito) Museum of the Mound, a visita e a vista panorâmica de Calton Hill, a linda zona portuária de Leith e os museus modernosos de Dean Village. Dicas de lugares gostosos para comer (muito) bem, aqui.

Moeda:
Como os demais destinos britânicos, a moeda é a libra. E, também como nos demais destinos britânicos, ali usa-se tanto as notas e moedas inglesas como notas e moedas locais também, emitidas pelo Bank of Scotland. Há caixas ATM e casas de câmbio em simplesmente toda parte.

Época:
O verão é óbviamente a época mais quente, com mais atividades culturais gratuitas, mas também a época mais cheia e cara. Particularmente, achei excelente a visita no outono: peguei dias lindíssimos, de sol e céu azul; mas, para os friorentos, vale lembar que a temperatura dificilmente ultrapassa os 15 graus nessa época. O inverno, dizem, costuma ser bem gelado e chuvoso e a primavera ensolarada e fresquinha como o outono.

Chegando e saindo: 
Do aeroporto de Edimburgo para seu hotel, além da grande oferta de táxis, há várias empresas oferecendo esse serviço em sistema de transfer privativo – a corrida pode sair mais barata se você já reservar ida e volta. Quem não liga para ser deixado exatamente em frente ao seu hotel pode fazer esse trajeto até Old City ou New City utilizando o ótimo e super frequente Airlink, o ônibus que, por 6 libras (ida e volta!) conecta o centro da cidade com o aeroporto.



Se for viajar, FAÇA SUAS RESERVAS DE HOTEL PELOS LINKS AQUI DO BLOG . Você sabia que você pode fazer sua reserva de hotel para a próxima viagem através de qualquer link de hotel aqui do blog? O blog ganha uma pequena comissão por cada reserva efetuada através de cliques por aqui, mas você não paga NADA a mais. Então, se for viajar, reserve aqui o seu hotel que você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar viajando e trazendo conteúdo de qualidade para você. Ah! Você ainda pode parcelar a sua hospedagem em reais no cartão!


Infos:
Antes da viagem peguei muitas dicas sobre a cidade no ótimo Contando as Horas. As informações oficiais do turismo escocês, excelentes, estão no VisitScotland.com

O que mais posso fazer pela sua viagem?

Se você já se sente seguro para viajar, lembre-se que algumas empresas são parceiras aqui do blog para tornar sua viagem mais fácil de planejar. As empresas aqui linkadas são empresas cujos serviços eu mesma uso em várias das minhas viagens, do seguro à reserva pontual de hotéis. Reservando alguns itens das suas férias ou escapada por aqui você não paga nada a mais e ajuda na manutenção do blog, pois ganho uma pequena comissão pelas vendas efetuadas através dos links abaixo.

*Procurando HOTÉIS PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM? Aqui dá para pesquisar e reservar hotéis e pousadas no Brasil e no mundo todo!

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS E PASSEIOS no seu destino em qualquer parte do Brasil e do mundo

*Clique aqui para comprar CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR PARA SUA VIAGEM. Use o cupom MARICAMPOS para ter 15% de desconto na compra

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS VIRTUAIS para também VIAJAR SEM SAIR DE CASA

*FAÇA SEU SEGURO VIAGEM antes de viajar É muito importante viajar coberto por um para viajar tranquilo. Digite MARICAMPOS10 no campo cupom para ter 10% de desconto no seu seguro. E você ganha mais 5% de desconto se pagar no boleto ou pix!

*Pensando em ALUGAR UM CARRO? Clique aqui que tem opções com desconto para aluguel de carro no Brasil e no mundo todo!

* TOURS, ATIVIDADES E PASSEIOS FOCADOS EM TURISMO SUSTENTÁVEL? Clique aqui!

*Procurando LIVROS, MALAS, MOCHILAS, CÂMERAS E OUTROS PRODUTOS E ACESSÓRIOS LIGADOS A VIAGEM? Clique aqui que tem opções com desconto para inúmeros produtos para sua próxima viagem.



0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Sobre Mari Campos 2157 Artigos
Mari Campos é jornalista formada, especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de quinze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros sete países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. Entretanto, compras efetuadas através dos links deste post podem gerar comissões sobre vendas para este blog.

2 Comentários

  1. Mari,

    Adorei a sua foto do castelo com sol. Passei 3 dias lá no último verão e quase voltei embolorado de tanta chuva.
    Mas a cidade é linda a Royal Mile é algo surreal!
    Em breve também contarei as minhas experiências por aquelas bandas.

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*