Festival Gastronômico de Tiradentes

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Não são apenas os estudantes universitários que se encantam com a Tiradentes. A cidade mineira costuma deixar ótimas recordações em seus visitantes, não apenas por seu casario colonial mas também pelas experiências gastronômicas lá vividas. Não foi à toa que a cidade virou sede do Festival de Gastronomia e Cultura, que acontece este mês em sua décima edição. De 17 a 26 de agosto, serão almoços e jantares para lá de especiais, além de uma infinidade de mostras, cursos e shows.
O tema do Festival deste ano é justamente “A História da Gastronomia” e terá como ponto forte a interação entre as cozinhas mineira e catalã. Ainda assim, um dos convidados especiais será o francês Yves Pinard, chef mundialmente famoso por seus pratos inspirados nas principais obras do Louvre.
Tradição também do festival são os chamados “festins”, quando as pousadas da cidade ficam abertas para banquetes voltados mesmo para os turistas (tanto que os preços na maioria deles vão de 125 a 175 reais) . O mais tradicional dos festins é o “A oito mãos”, no qual quatro chefs renomados fazem almoços e jantares especiais com preços a partir de 10 reais. O tema “Comida di Buteco” também faz parte novamente do festival e os oito bares eleitos estarão presentes no Largo das Forras, apresentando suas especialidades.
Mas não é só de comida que vive o festival: os shows são item essencial na opinião de quem visita a cidade nesta época: jazz e MPB fazem parte da agenda. Para quem quer aprender e não apenas comer, são inúmeras as opções de cursos e palestras na “Escola do Sabor”.
Aproveitando a curta distância (apenas 12km), aproveite sua viagem para visitar também a visita São João Del Rey.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.