Galápagos: hotel ou cruzeiro?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

GalápagosOs prós e os contras de optar por um hotel ou um cruzeiro pelas ilhas Galpapagos

 

 



SEGURO VIAGEM COM DESCONTO! Não viaje sem fazer o seu Seguro de Viagem. Mais do que nunca, é fundamental viajar com um seguro viagem que te proteja e te dê cobertura em qualquer inconveniente na estrada. Além de ser fundamental em tempos de pandemia, ele é obrigatório regularmente nas viagens para a Europa e alguns outros destinos, e altamente recomendável em qualquer viagem (seja Brasil ou exterior). Confira sempre toda a cobertura oferecida, em detalhes, incluindo possíveis exceções, para saber exatamente o que está comprando. Faça sua cotação AQUI para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão. Leitores do MariCampos.com ainda recebem 15% de desconto na hora de pagar (20% se pagar no boleto!) e o blog recebe uma pequena comissão pela venda. Use o código promocional: MARICAMPOS15 para receber os descontos!


Quando eu fui para Galápagos pela primeira vez, no ano passado, nem cogitei procurar um hotel; pensei logo num cruzeiro, já que se tratava de um arquipélago e o que eu queria era mesmo conhecer o maior número de ilhas e atrações possíveis na viagem (falo do barco La Pinta aqui e da viagem como um todo aqui).  Foi somente no meu voo para lá que conheci um monte de gente que tinha vivido o dilema pré-viagem de escolher entre fazer um cruzeiro pelas ilhas ou se hospedar em um hotel em Santa Cruz, a principal delas.

Este ano, como vocês sabem, por um convite de trabalho, passei quase uma semana em Galápagos hospedada num hotel, o Finch Bay, como conto aqui. E ali convivi com hóspedes de diferentes partes do mundo – argentinos, americanos, alemães, franceses, ingleses – que também tinham dado tratos à bola para se decidir entre hotel e cruzeiro.

PROCURANDO HOTÉIS EM GALÁPAGOS?  Galápagos

Então agora que eu já experimentei as duas coisas, hotel e cruzeiro pelas ilhas, posso dizer com segurança que o ideal MESMO seria juntar as duas experiências numa mesma viagem: por exemplo, um cruzeiro curto, de 3 noites, e outras 3 noites com base num hotel. Até porque acho que 7 dias  é o tempo ideal para conhecer bem o arquipélago, já que algumas ilhas são distantes e todas são mesmo ricas em atrações.

Mas para quem não dispõe de tanto tempo e quer  optar por apenas um dos dois meios de conhecer Galápagos, aqui vão meus prós e contras de cada um deles:



Se for viajar, FAÇA SUAS RESERVAS DE HOTEL PELOS LINKS AQUI DO BLOG . Você sabia que você pode fazer sua reserva de hotel para a próxima viagem através de qualquer link de hotel aqui do blog? O blog ganha uma pequena comissão por cada reserva efetuada através de cliques por aqui, mas você não paga NADA a mais. Então, se for viajar, reserve aqui o seu hotel que você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar viajando e trazendo conteúdo de qualidade para você. Ah! Você ainda pode parcelar a sua hospedagem em reais no cartão!


 

Galápagos

 

GALÁPAGOS EM CRUZEIRO, do meu cruzeiro no La Pinta:

PRÓS

Alcance: Os cruzeiros visitam não apenas as áreas mais comuns, mas também cantinhos mais remotos pelos quais podem passar inclusive durante o trajeto entre uma ilha e outra. Alguns lugares, como a longínqua Fernandina, só são alcançados em cruzeiros – mas, em geral, não nos de curta duração, como 3 ou 4 noites

Eficiência em tempo: Como a maior parte da navegação acontece à noite, enquanto a gente dorme, você poupa tempo nos deslocamentos e acaba passando mais tempo nas visitas em si que nos deslocamentos até elas. time efficient – você simplesmente deixa o navio fazer o trabalho. O navio se move durante a noite entre as distâncias maiores (enquanto você dorme) e faz as distâncias menores enquanto você está entretido (tomando café ou almoçando, por exemplo).

Zero esforço: O itinerário já está pronto, você só é avisado sobre que horas o próximo passeio sairá e só tem que saltar do barco ao zodiac para isso 😉 Muitos cruzeiros também oferecem palestras à bordo sobre a história e os aspectos biológicos do arquipélago.

Solo travelers: como os passeios e refeições estão sempre incluídos nos cruzeiros em Galápagos, quem viaja sozinho interage fácil e faz amizade com os demais passageiros – e nunca fará suas refeições sem companhia 😉

 

CONTRAS

Enjoos: Tem gente que não se adapta com barcos, não tem jeito. Mas vale lembrar que os navios costumam ser bastante estáveis , mesmo os menores (em Galápagos, operam desde barcos pequenos, para 20 passageiros, como grandes navios para algumas centenas deles), e não costumam assustar quem sofre com enjoos (senti muito mais o movimento dos barcos de passeio ficando no hotel que no navio)

Comunicação: muitos barcos não possuem internet – embora no que fiz, o La Pinta, houvesse internet satelital de qualidade decente a bordo – ou telefones para uso dos hóspedes

Itinerário fixo: num navio, dificilmente você terá a chance de fazer seu próprio itinerário, porque passeios e itinerários já são pré-definidos e todos os passageiros embarcam e desembarcam para cada aventura em horários fixos.

________________________________________________________________________________________

Clique aqui para conferir ofertas de tours e passeios no seu destino

JÁ FEZ SEU SEGURO VIAGEM? Digite MARICAMPOS5 no campo cupom para ter 5% de desconto no seu seguro!

Pensando em  alugar um carro?

Procurando hotéis para sua próxima viagem?

Que tal comprar um chip internacional com internet ilimitada para sua viagem?  Digite RBBVGRATIS no campo cupom para ter frete grátis!

Finch Bay Galápagos

 

GALÁPAGOS EM HOTEL, da minha estadia no Finch Bay:

PRÓS

Liberdade: Num hotel você tem a liberdade de escolher seus próprios passeios já que, na maioria deles, pagará por eles do seu próprio bolso (snorkel, mergulho, tour às ilhas etc). Se quiser, você pode fazer seu próprio itinerário e seus horários, o que num cruzeiro não seria possível.

Flexibilidade:  inclusive na data da sua viagem – cruzeiros têm datas pré-definidas de saida e hotéis, em geral, estão abertos o ano todo

Experiências locais: um hotel te permite explorar as ilhas em seu interior e não somente sua parte costeira, como acontece nos cruzeiros. Assim, é possíve ter muito mais contato com moradores locais e sua vida cotidiana (vida noturna, mercados, feiras, praças). O que eu mais curti desta estadia no Finch Bay foi justamente ter Puerto Ayora ali do lado e poder bater papo com os moradores e acompanhar um pouquinho da vida local deles todos os dias.

Famílias: para quem viaja com crianças pode ser um alívio ter espaço de circulação suficiente ao ar livre para deixar as crianças correrem e brincarem após os passeios sem perturbar outros passageiros.  E nem todos os cruzeiros em Galápagos permitem crianças a bordo.

 

CONTRAS

Enjoos: o chamado “island hopping”, que são os passeios diários a outras ilhas ou para snorkel ou mergulho que todo turista que fica em hotel faz em Galápagos, são bem mais complicados para quem é sensível a enjoos que um navio. Os barcos são pequenos e, no mar comumente agitado de lá, os solavancos vira e mexe são uma constante – e às vezes bem insistentes.

Tempo: ficando num hotel, a gente gasta muito mais tempo em trânsito entre o hotel e o destino a ser explorado no dia e, consequentemente, acaba ficando menos tempo nos locais visitados. Por dois dias gastamos 3h pra ir e 3h para voltar da ilha visitada – 6h do dia gastas simplesmente nesse deslocamento.

Área coberta: as áreas cobertas pelos passeios vendidos nas ilhas ou oferecidos pelos hotéis são mais restritas para passeios, pelas próprias distâncias que possuem em relação ao local onde o hotel está. Com o hotel em Santa Cruz, só exploramos partes pequenas de outras três ilhas mais próximas (San Cristobal, Plaza e Bartolomé).

Clique aqui para ver opções de hotéis em Galápagos

 

De qualquer maneira, vale lembrar que ambas opções te garantem experimentar bastante da vida selvagem (ela é farta no próprio mercado de peixes de Puerto Ayora, com leões marinhos, pelicanos e outras aves que disputam as sobras de peixe, por exemplo 😀 )  e as belas paisagens, e snorkel e caminhadas são fartos em toda parte. A diferença vai estar mesmo no tipo de navio ou tipo de hotel que você escolher, se tem ou não passeios incluídos, e em quem operará esses passeios.

E, sim, Galápagos é um arquipélago e, a menos que você não saia da ilha onde se hospedar (o que, a meu ver, seria um baita desperdício, já que as ilhas são bastante diferentes entre si, tanto geográfica quanto biologicamente), todo dia você estará envolvido com algum navio, barco, iate, catamarã ou lancha para te levar aos locais de visita.

 

 

O que mais posso fazer pela sua viagem?

Se você já se sente seguro para viajar, lembre-se que algumas empresas são parceiras aqui do blog para tornar sua viagem mais fácil de planejar. As empresas aqui linkadas são empresas cujos serviços eu mesma uso em várias das minhas viagens, do seguro à reserva pontual de hotéis. Reservando alguns itens das suas férias ou escapada por aqui você não paga nada a mais e ajuda na manutenção do blog, pois ganho uma pequena comissão pelas vendas efetuadas através dos links abaixo.

*Procurando HOTÉIS PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM? Aqui dá para pesquisar e reservar hotéis e pousadas no Brasil e no mundo todo!

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS E PASSEIOS no seu destino em qualquer parte do Brasil e do mundo

*Clique aqui para comprar CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR PARA SUA VIAGEM. Use o cupom MARICAMPOS para ter 15% de desconto na compra

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS VIRTUAIS para também VIAJAR SEM SAIR DE CASA

*FAÇA SEU SEGURO VIAGEM antes de viajar É muito importante viajar coberto por um para viajar tranquilo. Digite MARICAMPOS10 no campo cupom para ter 10% de desconto no seu seguro. E você ganha mais 5% de desconto se pagar no boleto ou pix!

*Pensando em ALUGAR UM CARRO? Clique aqui que tem opções com desconto para aluguel de carro no Brasil e no mundo todo!

* TOURS, ATIVIDADES E PASSEIOS FOCADOS EM TURISMO SUSTENTÁVEL? Clique aqui!

*Procurando LIVROS, MALAS, MOCHILAS, CÂMERAS E OUTROS PRODUTOS E ACESSÓRIOS LIGADOS A VIAGEM? Clique aqui que tem opções com desconto para inúmeros produtos para sua próxima viagem.



0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Sobre Mari Campos 2157 Artigos
Mari Campos é jornalista formada, especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de quinze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros sete países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. Entretanto, compras efetuadas através dos links deste post podem gerar comissões sobre vendas para este blog.

61 Comentários

  1. Bom dia Mari,
    Poderia me fornecer qual o cruzeiro melhor a fazer? não disponho de muitos dias e gostaria que fosse um barco que não balançasse muito. Estarei indo em outubro desse ano.

    • Marisa, os únicos cruzeiros que eu posso realmente recomendar são os que fiz e que estão aqui no blog: La Pinta e Silver Galápagos. O primeiro é mais simples, menor, bem relax, mas muito confortável; o segundo, da Silversea, é um cruzeiro de luxo mesmo. O La Pinta tem durações e itinerário diferentes, de 3 a 7 noites. O da Silversea opera sempre em roteiros de uma semana. Galápagos em geral não balança muito porque as águas são geralmente mais calmas que estar no oceano aberto, por exemplo.

  2. Bom dia, Mari estamos indo agora no dia 04.05 para Quito e depois para Galápagos ficaremos na Ilha 10 dias que sugestão de roteiro você poderia nos ajudar, fique com Deus, abraços…………

  3. Boa tarde Mari,
    Estimo que esteja bem!

    Os vossos post são de grande valia, me deu mais vontade de conhecer Galápagos, porem, gostaria de umas dicas.

    Eu e minhas primas estamos pensando em passar o natal lá, sendo do dia 22 até o dia 28. O que você recomenda para gente?

    Poderia nos fornecer umas dicas?

    Abraços,
    José Luís

    • José Luís, recomendo exatamente o que digo no post e nos comentários respondidos antes do seu – dá uma relidinha depois. As seis noites que vcs estão planejando para o arquipélago são ótimas; dá para combinar, como sugiro no post e nos comentários dele, um cruzeiro curto de 3 ou 4 noites com outras 2 ou 3 noites em uma das ilhas. Dá pra ler todos os posts sobre Galápagos aqui: http://www.maricampos.com/tag/galapagos/

  4. Olá Mari, tudo bem?
    Achei seu post ótimo! Estou planejando uma viagem para Galápagos em dezembro.
    Eu gostaria muito de fazer um mix, cruzeiro e ilha, para ter um tempo livre. Porém, estou na dúvida com relação a quantidade de dias no cruzeiro e também com relação a escolha dos locais ideais para visitar. Você poderia dar umas dicas de cruzeiros e seus respectivos passeios? Obrigada!!

    • Oi, Renata. Como eu digo em comentários anteriores aqui no post mesmo, clica na tag Galápagos pra você ver como foram minhas experiências no cruzeiro (o que eu fiz é o único que eu posso indicar de verdade) e em terra e quais foram os passeios que mais gostei. Acho que a mistura cruzeiro e terra é mesmo a ideal – eu faria 4 noites em cruzeiro e 3 em terra, mas a recíproca também é legal. É só clicar onde está “Galápagos” abaixo do título que vc vai ver todos os posts com minhas dicas do cruzeiro e dos passeios 🙂

  5. Boa noite Mari, parabéns pelo blog. Pretendo ir para o Equador ano que vem, com 3 crianças, 10,8 e 2 anos. A ideia e passar 2 dias em Quito e depois 5 dias em Galápagos. Em qual ilha você acha melhor ficarmos? E os passeios, quais seriam mais apropriados com as crianças? Estávamos pensando em viajar em junho, mas estou com receio do tempo neste período….. e em Quito você poderia dar alguma dica de hospedagem. Obrigada

    • Ana Leticia, tudo bem? São muitos os posts sobre Galápagos e Quito aqui no Blog. Clica na tag Equador, na tag Galápagos e na tag Quito para você ler todos eles – as dicas de hospedagem e do que fazer em Quito, por exemplo, estão todas lá. O tempo é muito instável atualmente no mundo inteiro, é difícil dar qualquer tipo de garantia. As duas vezes que fui pra lá, como vc pode ver pelo post, foi na nossa primavera. Como também digo nos posts, acho que a melhor opção é fazer cruzeiro pelas ilhas mas, para quem opta por ficar em terra, ficar em Puerto Ayora, que é onde tem mais infra, mais opções de hospedagem e mais oferta de passeios a outras ilhas.

  6. Bom dia, vou em agosto com minha esposa e tem opção de ficar 5 dias inteiros(descontando o de dia e o de volta) ou 9 dias inteiros. Vou deixar filhos no Brasil, por isso prefiro o mais curto. Achei os cruzeiros muito caros. Preciso de algo mais econômico. O que vc recomenda? 3 dias em Santa Cruz, 2 em outra ilha (qual) ? E se ficar no pacote maior ainda hospedar em uma terceira ilha( qual)? Obrigado

    • Leonardo, se vc vai ficar cinco dias, acho que o melhor é montar base em apenas uma ilha – como eu fiz na segunda visita, relatada aqui – e fazer diariamente os passeios para outras ilhas e atrações em esquema bate-e-volta, evitando o perrengue de mudar de mala e cuia entre – uma e outra. Nove dias inteiros sem cruzeiro acho que pode ser cansativo por tanto vai e vem de barco entre as ilhas e atrações do arquipélago; a grande vantagem do cruzeiro, apesar de mais caro, é ter tudo incluído e ele te levar de um lugar a outro durante a noite, enquanto vc dorme, poupando tempo nos deslocamentos.

  7. Parabéns pelo blog e pelas dicas. Estou planejando uma viagem ao Equador em junho. Terei cerca de 20 dias e pretendo dedicar no mínimo uma semana para Galápagos. Pretendo combinar hospedagem nas ilhas (também dá para ficar na Isabela, né?!) com um cruzeiro não muito longo. O que eu gostaria mesmo era de contratar o cruzeiro na hora (com um ou dois dias de antecedência), em alguma agência local. E quero saber a sua opinião. Acha que é possível?
    Obrigada.

    • Cristina, se vc faz questão do cruzeiro (o que eu realmente recomendo para Galápagos), acho arriscado deixar pra comprar lá. É possível, mas eu não abriria mão de reservar antecipadamente. Entre prós e contras, é claro que vc pode topar com uma mega oferta de última hora para encher o barco; mas, deixando pra comprar lá, também corre o risco de não ter cabine disponível nos barcos que cabem no seu estilo e orçamento para o período que vc tem disponível.

  8. Olá,Mari!!Tudo bem?!?
    Parabéns pelo blog, excelente as dicas, mto claras!!!
    Bom, estamos iniciando o planejamento de nossa lua de mel e queremos ir para galápagos!Porém, os preços são bem salgados rs Iremos na baixa temporada (outubro), gostaríamos de tentar ir sem agendar nada e ,se possível, pegar um cruzeiro de última hora!Vc sb se tem dias certos que os cruzeiros saem?Assim, poderíamos agendar nossa chegada em galápagos um ou dois dias antes destes dias!
    Muito obrigado!!

    Abraços

    • Oi, Gustavo! Que bela pedida – Galápagos é mesmo perfeita para uma lua-de-mel com direito a romance, sossego e aventura, tudo junto e misturado. Já quanto ao cruzeiro de última hora, daí já não sei. O que as operadoras recomendam é mesmo reservar com antecedência. De todos modos, cada navio e cada armadora saem num dia diferente. Até porque há cruzeiros de uma semana, 3 noites e 4 noites – e um ou outro mais longo. Dá pra dar uma fuçada nas datas desta companhia que eu experimentei (e tá linkada no texto), pra ter uma ideia geral, mas acho que teria que ver mesmo numa das agências locais e contar com a sorte na hora H 😉

      • Oi, Mari!Eu de nvo! rs obrigado pela atenção! Já estamos idealizando tudo por aqui, já fechamos nossa primeira parte da viagem que será alguns dias em Quito!Agora em relação a Galápagos outra dúvida….gostamos bastante de mergulhar e com ctz iremos fazer por lá!Nos cruzeiros fora o snorkel, há a opção de mergulhar com cilindro?
        Muito obrigado pela atenção!!!

        • Gustavo, Galápagos é mesmo maravilhosa para os mergulhos! Há saídas todos os dias com diversas agências para mergulhar. Nos cruzeiros, geralmente há opção de mergulho, sim, mas daí geralmente pago à parte, enquanto o snorkel está incluído no preço da navegação. Dá uma checada nas diversas companhias que operam cruzeiros por lá pra ver se tem alguma incluindo os mergulhos no itinerário na época que vcs vão – que daí definitivamente compensaria.

  9. Olá. Estou querendo ir à Galápagos na semana do carnaval de 2016, saindo de SP na sexta e chegando em Quito , ja partindo pras ilhas (optei por cruzeiro pelos seus comentários). Pretendo ficar uns 6 dias no cruzeiro e na volta dar uma paradinha em Quito (2 dias) e então retornar á SP (emendo a semana do “carna” rsrs).Ainda não fui à agencia daqui (sou do interior de SP) mas estou começando a planejar a viagem. Gostaria de saber como funciona o esquema de cruzeiro.Eles param em cada ilha (sei q nao em todas) e permanecem um determinado tempo para algum passeio( 1 dia por ilha por exemplo) ?? Esta época (fevereiro) é adequada para visitar o arquipélago (chove muito por exemplo) ?? Grande abraço e antecipadamente obrigado.

    • Oi, Carlos. Fevereiro é um bom mês para visitar o arquipélago sim (só a título de informação, março e abril costumam ser os meses mais chuvosos por lá). No cruzeiro, a gente faz diferentes paradas ao longo do dia (mínimo uma pela manhã e uma pela tarde, mas às vezes fazemos mais). O barco não “ancora” num ilha específica e sim se move entre passeios para que os passageiros possam ver o máximo do arquipélago nos dias de viagem; a gente faz paradinhas em lugares diferentes para fazer passeios diferentes – às vezes caminhadas por terra, às vezes passeios em zodiac, às vezes mergulho ou snorkel… Mas, claro, como o arquipélago é muito grande, mesmo num cruzeiro de uma semana não tem como parar em todas as ilhas (neste post aqui, eu conto especificamente sobre o cruzeiro que fiz http://www.maricampos.com/cruise-review-yatch-la-pinta-galapagos/). Por isso é legal ver qual o itinerário, dentre as opções que te forem oferecidas para a data, é mais conveniente pra você, de acordo com o que você quer ver ou fazer. Dá pra ler todos os posts sobre o arquipélago aqui http://www.maricampos.com/tag/galapagos/. Ah! E, se puder, fique pelo menos dois dias inteiros em Quito. A cidade é um encanto para fãs de história e arquitetura colonial – e tem uma gastronomia sensacional.

  10. Querida, adorei as dicas! Pretendo passar um dia,no máximo 2 lá, sem possibilidade de estender a viagem! O que você me recomenda como imperdível? Qual a melhor ilha ou a que você mais gostou?
    Obrigada!

    • Daniela, acho muuuuuuito corrido mesmo passar só um ou dois dias por lá – vc acha que vale mesmo a pena ir? Em todo caso, difícil opinar qual a ilha ou passeio mais legal; cada local tem mesmo algo de muito especial por lá, seja em fauna ou flora. Dá uma linda nos posts das minhas duas viagens pra lá http://www.maricampos.com/tag/galapagos/ pra ver qual passeio tem mais a sua cara.

  11. Olá Mari, inicialmente parabéns pelo esforço em nos mostrar que Galápagos é um destino maravilhoso para se conhecer.
    Fiquei muito motivado e devido a sua descrição detalhada resolvi programar minha viagem, tive a certeza da escolha quando li todos seus tópicos e postagens.
    Gostaria de pedir umas opniões sobre meu roteiro.
    Eu e minha esposa chegaremos no arquipélago no dia 29/11 pela manhã. Tenho um dia livre, preciso me hospedar em algum lugar, pois no dia 30/11 embarcarei para o cruzeiro como vc sugeriu (o tour, segundo a empresa, se inicia no aeroporto) . Pensei em ficar no Hotel mais pela cidade e pegar o seguimento do ônibus que levaria os turistas para o barco, entretanto nos seus depoimentos percebi que o trajeto até a embarcação já observamos a interação dos naturalistas com o grupo. Essa opção de voltar no outro dia para o aeroporto não me agrada.
    Há 3 opções de navios e intinerários nesse período.
    1. La PInta
    2. Isabella
    3 Santa Cruz
    Seguindo sua sugestão estou com reserva para ser paga no La Pinta (30/11 a 04/12).
    5dias/4noites

    Após esse período reservei o hotel Finch Bay para o período de 04/12 a 08/12. Depois retorno no dia 08/12 para São Paulo.

    A minha principal dúvida seria qual opção devo escolher 1, 2 ou 3. Como vou ficar 4 dias em terra, fico com receio de escolher um itinerário que possa fazer em um “island hopping”.

    Desde já agradeço,

    Alexandre Bezerra

    • Alexandre, acho que vcs vão adorar a viagem. Acho Galápagos um dos destinos mais incríveis do planeta e ainda pretendo voltar outras vezes para lá para conhecer ilhas que ainda não conheci. Quanto à escolha dos navios, acho que é algo bem pessoal mesmo. São similares em itinerários e também não variam tanto assim no quesito conforto a bordo e qualidade da comida; a variação dos preços é mais em função dos serviços incluídos mesmo, então o melhor seria você ver qual se encaixa mais na relação custoXbenefício que você espera. Só fiz o La Pinta, mas conheço gente que fez o Isabella e gente que fez o Santa Cruz, e todos gostaram muito da viagem do mesmo jeito. Os itinerários dos barcos podem variam sensivelmente em função da data da viagem; te aconselharia a escolher o que visitará, no período que você tem disponível, as ilhas e locais que mais te interessam. Pessoalmente, quando fiz La Pinta e Finch Bay, os passeios no barco e posteriormente no hotel foram diferentes, nada “repetido”; então gostei muito e achei bem complementares – o que acho que seria o melhor no caso de vcs também. E, quanto à primeira noite de hospedagem, também não acho necessário voltar ao aeroporto, não. Acho boa a ideia de ficar na cidade já e encontrar o grupo diretamente no pier, para ser levado ao navio. Se puder, entre em contato com eles por email para saber que passeio será feito com o seu grupo no trajeto “oficial” do aeroporto ao barco – daí vcs podem fazê-lo no dia livre por conta própria mesmo, e ainda curtir a tardinha e a noite na cidade, que é bem gostosa 🙂

  12. Olá Mari! Gostei muito de suas dicas. Estou pensando em ir com meu marido e meu filho de 2 anos, o que você acha da viagem para criança dessa idade? Os passeios são muito pesados? O clima favorece? Obrigada!

    • Mirela, o clima vai depender da época que você for – outubro e novembro, por exemplo, são meses ótimos. Os passeios não são pesados, mas talvez fiquem enfadonhos para uma criança tão pequena – e vocês terão que carrega-lo num sling, acho, porque para perninhas tão curtas, as caminhadas serão bastante longas. Vale checar também, caso optem pelo cruzeiro, se o navio em questão aceita crianças desta idade – sei que muitos não aceitam.

  13. Mari, muito legal o comparativo que vc fez. Realmente acho que as definições que vc deu excelentes para os viajantes decidirem pelo gosto que têm. Qdo vi vc falando sobre conversar com locais … Já me vi rsrs. Só queria entender uma coisa. Para fazer terrestre o ideal é se hospedar um pouco em cada ilha ou basear-se em uma? Digo por causa da distancia que vc falou. Estou indo em junho. Abç

    • Valeria, daí fica a critério do viajante mesmo. Da segunda viagem, quando optei pela estadia em terra, eu já conhecia parte do arquipélago e fiquei todos os dias numa mesma ilha. Fiz dali mesmo os passeios de um dia, indo e voltando pra ela, porque não queria ficar me estressando com transporte de malas, abrir e fechar bagagem, check in e check out, essas coisas. E também porque não é em todas as ilhas que há opções boas de hospedagem – em algumas ilhas menores, na vdd, nem há opções de hospedagem. Mas, como eu disse, vai da flexibilidade de cada viajante – e tb da quantidade de tempo que vc tem disponível para ficar no arquipélago.

  14. Ei Mari, tudo bem com você? Saudades. Que post maravilhoso!!! Eu e o Léo estamos programando ir em Galápagos, principalmente para mergulhar. Essa sua comparação foi ótima para a gente fazer nosso roteiro. Obrigada, beijos!

  15. Oi Mari.
    Ouvi muito sobre Galápagos e resolvi agendar um cruzeiro, em termos de Reais (R$) em torno de quanto um que não seja luxuoso?

    • J.Vitor, os preços dos cruzeiros vão depender muito da quantidade de dias do itinerário (há opções de 3 a 15 noites), dos serviços incluídos (se são todas as refeições ou apenas algumas, se os passeios estão também incluídos ou não etc) e do itinerário entre as ilhas mesmo. Como não costumam ser baratos, o ideal é escolher um que inclua todas as refeições e passeios no preço final (é estratégia bastante comum por lá). A Metropolitan Touring, por exemplo, que é uma das maiores operadoras locais, vende opções sem luxo mas bastante confortáveis para diferentes budgets – acho que visitando o site deles dá pra ter uma boa ideia dos valores e ofertas.

  16. Olá, Mari!

    Primeiramente, parabéns pelo blog e pela maneira clara e objetiva com que descreve suas viagens.
    Não podia encontrar em melhor hora tudo isso! Há anos sonho com Galápagos e por infinitas razões não realizei: Relacionamentos longos, com diferentes preferências, disponibilidade de tempo e/ou dinheiro. Nada coincidia… rs. Não poderia estar no melhor momento, exatamente por estar indo só! Atendendo exclusivamente aos meus desejos. Ainda encontro uma ‘solo travel’ animada, para tirar dúvidas. Melhor? Só se eu já estivesse em Galápagos!!! : )
    Bom, tenho 11d de viagem. Quero fazer o mix que sugeriu ‘La Pinta Cruise + Finch Bay’, da própria Metropolitan que tb sugeriu.
    É All inclusive packages. Seriam: 3-night cruise on board Yacht La Pinta + 5-day Finch Bay, including 2 yacht excursions + 1 night in Quito + 1 night in Guayaquil.
    => Acha que esta distribuição mar/terra está boa ou deveria ficar mais no mar?
    => Mergulho de cilindro. Sabe se eles fazem saídas no mesmo barco? Recomenda? Meu nível é básico e neste ponto tenho receio da ‘falta de suporte’. Pedi info pra eles tb.
    => Estava fechando com a Adventure Club (SP) até encontrar você. Uma vez fechando o pacote acima, devo ver apenas o aéreo. Vacina e seguro viagem, ok. Mais alguma coisa?

    Muito obrigada!
    Marcela Vilela

    • oi, Marcela! que viagem linda vc vai fazer! Acho que vc vai adorar misturar cruzeiro e hotel e curtir tantos dias em Galapagos. Particularmente, eu faria mais noites no cruzeiro que no hotel, mas isso é questão de gosto mesmo. E vc já conhece Quito? Porque eu acho Quito uma cidade incrível e ficaria duas noites: daí dá tempo de explorar o lindo centro histórico num dia e no outro ir até a “mitad del Mundo” e à tarde curtir La Mariscal. Quanto ao mergulho, não fizeram no cruzeiro que fiz – não sei se mudou. Mas fizemos muuuuuuito snorkel, várias saídas diárias. Dá pra fazer o mergulho enquanto estiver no hotel, com mais tempo e tranquilidade – em Puerto Ayora, que fica quase em frente ao Finch Bay, tem diversas operadoras com saídas diárias de mergulho, inclusive batismos. Sobre o pacote, veja se os transfers também já estão todos incluídos, tá?

  17. Oi Mari, parabéns pelos relatos, são claros e esclarecedores.
    Chego em Galápagos dia 19/12/14 e fico até o dia 06/01/15, pensei em hotel pois cruzeiro fica muito caro (pra mim). Qual é a melhor distribuição dias por ilha que recomenda? Pensei em 10 dias Isla Santa Cruz (Puerto Ayora), 3 a 4 dias Isla de San Cristóbal e 3 a 4 dias Isla Isabela. Viajo com minha esposa e minha filha de 6 anos. Obrigado.

    • Oi, Charles, tudo bem? Pessoalmente, acho 17 dias bastante tempo para Galápagos. Os cruzeiros realmente são mais caros, mas, de repente, fazendo um passeio por dia durante 15 dias, mais o transporte entre as ilhas, pode também não sair tão barato. De qualquer maneira, a sua distribuição de dias faz sentido, sim; Santa Cruz é a ilha com maior infra e oferta de passeios, merece mesmo uma permanência maior.

  18. Oi,

    Quanto custa o batismo de mergulho? E se ja tivermos o PADI, quanto custa mergulho autonomo com tubaroes? Vamos o casal e dois filhos (4 e 7 anos), alguma sugestao?
    Muito obrigado

    • não sei como andam os preços agora, Guilherme, sorry. Com as crianças, acho que o mais legal são os paseios às ilhas mesmo, para ver vida animal, com snorkel no final.

  19. Olá Mari, preciso de uma orientação.
    Vou a Galápagos no próximo janeiro/2015, só que estou com um problema quanto ao retorno (Galápagos → RJ). Vou fazer uma escala em Quito com chegada ao aeroporto internacional Mariscal Sucre as 17:00 h e permanência até as 6:00 h da amanhã do dia seguinte, para retornar ao RJ.
    Bom, estive pensando em aguardar todo esse tempo de espera na Sala Vip internacional do aeroporto Mariscal Sucre. Gostaria de saber, pela sua experiência, se essa minha ideia seria possível, já que vi que posso realizar o ckeck in de 24h até 3h antes do embarque.
    A minha segunda opção é pegar um taxi até a cidade mais próxima (Tabelada) e ficar num hostel até as 3 da madrugada, para então retornar ao aeroporto. O grande problema, nesse caso, seria o transporte a essa hora.
    Ida
    Quinta-feira, 15 Jan 2015
    Gol
    Voo: 192 – 4 paradas – 27h 17m
    Sai de Ilha Galápagos às 12:30hs.
    Aeroporto: Aeroporto Baltra
    Chega a Rio de Janeiro às 19:47hs. (o dia seguinte)
    Aeroporto: Aeroporto Internacional Galeão antonio Carlos Jobim

    Gostaria que vocês me dessem uma opinião a respeito desse meu sofrido retorno de 27h e 17m, sniff.
    Muito obrigada pela ajuda/orientação.
    Aguardo.
    Bjo, Luciana Gusmão.

    • Lu, que passagem de volta ruim, hein? :/ Se vocês conseguirem fazer o check in para todos os voos em Baltra e já despachar a mala direto para o Brasil, vocês podem ficar na sala vip do aeroporto (se ela for mesmo 24h) se preferirem não se deslocar. Mas checa antes com a Gol se vocês vão mesmo poder fazer isso; como envolve companhias aéreas diferentes operando seus voos, nem sempre dá certo. Porque os balcões de check in no aeroporto costumam abrir apenas 3h dos voos internacionais (apenas o web checkin, se você nao for despachar nenhuma mala, abre 24h antes). E vale lembrar que serão 12h de espera entre a chegada de um voo e o embarque no outro; é um tempo razoável para esperar sentado numa poltrona. Outra opção é ficar num dos hotéis de campo perto do aeroporto (chamados lá de Haciendas) para conseguirem descansar, tomar um banho etc. Alguns deles oferecem o traslado de ida e volta, desde que se combine antes (não conheço o hotel, mas sei de leitores que ficaram num chamado Casa de Hacienda La Jimenita, que tinha o serviço de traslado e ficava a uns 10 ou 15min do aeroporto).

  20. Mari, boa tarde, estou indo programando ida para Galápagos em junho de 2015 e já estou comprando passagens e pesquisando pacotes. Estou procurando cruzeiros; contudo, com bastante dificuldade em opções de busca. Qual empresa você sugere. Vou só e não estou interessado em cruzeiros muito luxuosos. Quero um em bom estado (rsrsrs), que me leve e volte tranquilamente pelas ilhas. Penso em passar um cruzeiro de 8 dias com a finalidade de mergulho de cilindro. Qual empresa você recomenda? Onde eu procuro?
    Grato pela ajuda.
    Abraço.

    • Elióbas, cruzeiro específico para mergulho eu não conheci nenhum nas duas vezes em que estive no arquipélago. Vou dar uma procurada e te aviso por aqui se me recomendarem algum legal. Eu recomendo o mesmo que eu fiz, o La Pinta, que está linkado no texto (http://www.maricampos.com/cruise-review-yatch-la-pinta-galapagos/) . Não é de luxo (embora vira e mexe apareça como luxo na publicidade, não é), mas é bem confortável e os naturistas são muito, muito bons. E tinha saídas pra mergulho opcionais durante o itinerário. Tenho amigos que fizeram no Isabela II, mais barato, e gostaram bastante também.

  21. Oi Mari, td bem? Incrível suas dicas, e análises… Vou a Quito em junho e pretendo passar 3-5 dias em Galápagos. Fiz um orçamento no Galápagos Legend e saiu por R$14.000,00 – 3 noites/4 dias. Achei um pouco caro, mas a única opção já q viajarei com meu filho de 2 anos. Ficar preso em um navio todo esse período não me atrai muito. Gostaria de saber, pela sua experiência, caso optasse em ficar em uma ilha, qual vc indicaria? E se há passeios curtos sem restrição para crianças nessa faixa etária?

    • oi, Sócrates. Não sei em que hotel vc está ficando, mas 14 mil para um casal com uma criança menor de 3 anos é um valor bastante elevado para uma estadia tão curta! Vc checou com a Metropolitan Touring? fui as duas vezes com eles e acho que têm ótimos preços e produtos por lá. Os passeios em Galápagos, tirando as andanças por conta própria em cidadezinhas como Puerto Ayora, são passeios mais longos, de dia inteiro, envolvendo barco nos deslocamentos. Os únicos dois passeios mais curtos que conheço são para ir à Galapaguera ou Centro de Tartarugas e os túneis de lava, que costumam ser feitos juntos, em meio dia.

  22. Me deu uma vontade de conhecer, mas acho que na primeira visita com certeza tem que ser de Cruzeiro, se você não conhece nada, na segunda você pode com certeza ficar em hotel.

    Será meu próximo destino, quem sabe ano que vem!

    #Solotraveler

  23. obrigada! completo e me ajudou muito a imaginar como seria a viagem. você recomenda o cruzeiro que fez e hotel que se hospedou como melhor custo-beneficio?

    • oi, Marilia! Gostei bastante do hotel e do navio também. Achei muito boa a relação custoXbeneficio dos dois e recomendo. Mas Galápagos tem muitas opções de hospedagem e de cruzeiro, de pousadas bastante simples a cruzeiros de luxo, como o Silver Galápagos. Vale pesquisar e ver qual está mais adequado ao seu gosto e seus planos 🙂

  24. Bom dia Mari,
    Parabéns pelo site. Sua narrativa é perfeita, suas dicas são ótimas.
    Estou pensando em ir a Galápagos em junho e gostaria de fazer um cruzeiro.
    Fiz um orçamento com o La Pinta e achei bem caro. Daria quase 11.000 reais para eu e meu marido por apenas 3 noites. Vou fazer uma viagem mais longa (1 mes) indo também ao Peru.
    Também não sei se valeria a pena por apenas 4 dias e 3 noites. Será que dá para curtir Galápagos em tão pouco tempo?
    Você saberia me dizer se ficar no hotel Finch Bay, pagando todos os passeios por fora, ficaria mais com conta ou se seria a mesma coisa?
    Tenho lido muitos posts mas confesso que ainda não entendi a logistica de Quito/Galápagos. Para ir a Galápagos eu saio de Quito de avião para alguma ilha do arquipelago e de lá começo o cruzeiro, ou fico na própria ilha que escolher em em hotel e de lá faço os passeios? É isso?
    Parece que se eu fizer um cruzeiro eles definem a ilha da qual sairei. Mas se eu quiser ficar em um hotel, em qual ilha devo ficar para melhor logistica de passeios?
    Desculpe tantas perguntas

    • Oi, Sandra. Galápagos é um destino caro mesmo em geral, mesmo nas coisas pequenas do dia-a-dia; está sujeito a várias regulamentações por ser território protegido e ainda tem a questão logística que ali tudo é custoso chegar, porque vem em avião do continente. Em 4 dias/3 noites dá pra curtir Galápagos, mas acho 5 dias/4 noites mais recomendável. Eu gostei muito da experiência no La Pinta, mas o investimento é mais elevado mesmo. O tipo mais procurado de acomodação no Finch Bay tem todos os passeios incluídos, vcs não precisariam pagar os passeios por fora, não. Se você quiser algo econômico, há vários Bed&Breakfast em Puerto Ayora – é em Puerto Ayora mesmo que o turista fica se não estiver em navio – e um ou outro hotel de categoria turística, e também por ali várias agências de turismo que vendem todo tipo de passeio pelas ilhas do arquipélago, de trekkings a mergulho. E, sim, vc tem que voar de Quito ao arquipélago; a maioria dos voos chega a Baltra e de lá você vai ao seu hotel em Puerto Ayora ou é levada diretamente ao seu navio de cruzeiro.

  25. Mari
    Adorei a comparação , estou estudando todas as possibilidades para viagem com crianças (10 e 11anos).
    Você citou que alguns barcos ou programas não aceitam crianças…..
    Estamos mais tendenciosos a abandonar a ideia de navio, por isto peço sua ajuda, você conhece ou chegou a estudar o programa completo do Redmangrove.
    abs Carol

    • oi, Carol! não conheço o programa, não. Mas fiz cruzeiro no La Pinta, e gostei muito – e eles aceitavam crianças maiores de seis anos, se não me engano. Por outro lado, ouvi de alguns pais que a ideia de ter um hotel com piscina e praia é uma boa para entreter as crianças entre passeios.

  26. Valeu Mari. Obrigado. Eu já dei uma olhada nos seus posts do ano passado e são fantásticos. Pena que um cruzeiro seria inviável para mim no momento. Só vou poder ficar 4 dias nas ilhas e creio que só vai dar para fazer 2 bate-volta de dia inteiro saindo de Sta. Cruz, fora uns outros passeios mais curtos ao redor da baía de Puerto Ayrora. Esses 3 passeios que pincei são os que as agências de turismo em geral propõem. Por isso pedi sua opinião. Se vc. tiver alguma outra sugestão de passeio, em vez de Santa Fé (que ficou em segundo lugar na sua preferência), pode ficar a vontade. Eu não mergulho com scuba, somente com snorkel.
    Mais uma vez agradeço pela atenção.
    Mauro

    • Mauro, se vc for ficar em Puerto Ayora, dá pra fazer rapidex, por conta própria, a caminhada a Las Grietas (dá pra fazer snorkel lá, se vc levar sua própria máscara e pés, e ver os meninos locais saltando do penhasco n´agua) – fica a 3 min de barco-taxi (0,60USD) Puerto Ayora-Finch Bay e daí uns 15min de caminhada, tudo grátis 😉 Ou tomar um táxi a Tortuga Bay + 2km caminhando, que é uma praia bonita e onde também dá pra fazer snorkel. As agências também vendem um passeio “Santa Cruz Highlands” para você visitar a Galapaguera e ver as tartarugas gigantes, o centro Darwin e os túneis de lava. E tem muita agência que vende tanto o batismo de mergulho (se vc quiser experimentar) como snorkel em alto mar também (eu fiz snorkel todos os dias das duas vezes e adorei 😉 ). Quanto às ilhas, sou suspeita, porque também gostei de tudo que eu vi. Em algumas vc vê mais pássaros, em outras mais leões marinhos, em outras mais iguanas; algumas têm caminhada normal em terra, outras em rochas vulcânicas. É uma questão mais pessoal, de gosto mesmo, do que te interessa mais ver 😉

  27. Olá Mari.
    Parabéns pelas matérias sobre Galápagos. Estou planejando uma viagem para o ano que vem e estou encontrando poucas informaçõe disponíveis.
    Poderia informar a distância do Finch Bay para o centrinho da cidade?
    Outra dúvida, se tivesse que optar (por seu gosto pessoal, é claro) por apenas dois passeios entre Plasa, Bartolomé e Santa Fé, quais escolheria?
    Grato
    Mauro

    • Oi, Mauro! O Finch Bay fica a menos de cinco minutos de barco do centrinho de Puerto Ayora (vc pode agendar os próprios barcos do Finch, grátis, ou pagar os “táxis” aquáticos, fartos no porto, a 0.60 USD por pessoa – eles saem literalmente o tempo todo). Pessoalmente, entre os 3 que vc citou, ficaria com Santa Fé e Bartolomé (Bartolomé acho sensacional!). Mas, ó, há também outras ilhas e outros passeios INCRIVEIS no arquipelago nos posts da viagem do ano passado, tá? 😉

  28. Muito bom, Mari. Nunca tinha lido um comparativo assim nem nunca tinha pensado em hotel lá. Muito bom post

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*