Hotéis em Roma

4 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 Pin It Share 3 4 Flares ×

Dois hotéis bem diferentes para quem procura luxo e conforto na cidade

 

 

 

 

 

Eu tenho um prazer enorme em voltar a Roma – uma das cidades mais fascinantes do meu mundo. Cada vez que volto, tento ficar em hotéis que ainda não experimentei para, como em Paris, conseguir explorar bem um bairro a cada visita, além de retornar aos meus pontos turísticos favoritos. Quando dá muita saudade de um determinado hotel que já conheço, aproveito para almoçar ou jantar nele.

Nesta última viagem a Roma, no verão europeu de 2016, dividi minha hospedagem em dois hotéis que não poderiam ser mais diferentes entre si (em termos de hotelaria) e instalados em áreas bem distintas da cidade: o robusto Rome Cavalieri e o boutique Splendide Royal.

 

ROME CAVALIERI

O Rome Cavalieri, um Waldorf Astoria, parte da coleção de hotéis de luxo do grupo Hilton, é um hotelaço em todos os sentidos. Um prédio enorme dos anos 60, instalado numa propriedade bastante grande, com, sem dúvidas, a melhor vista de Roma: fica no alto do Monte Mario, com vista panorâmica para a cidade toda – de seus quartos a gente vê o Vaticano, o Coliseu, o Vittorio Emanuelle e tantos outros monumentos emblemáticos de Roma.

O interior do hotel, decorado com aquela opulência típica dos hotéis da época, é também um museu: a coleção milionária de obras de arte inclui pérolas como os três incríveis Tiepolos bem no lobby. Apesar do lobby frequentemente barulhento com o afluxo de hóspedes e visitantes (são 345 quartos e o hotel vira e mexe recebe convenções), o staff é bastante atencioso e gentil. Mas são seus jardins impecáveis sua grande vedete: rodeando pérgolas e piscinas e com a cidade visível láaaa longe, não poderiam ter mais cara de oásis na metrópole.

Tem um imenso spa, com direito a hammans, mas estranhamente mesmo os hóspedes do hotel têm que pagar para utiliza-lo (tarifas entre 18 e 31 euros, dependendo da utilização). Há kids club e a propriedade é bastante family friendly no geral. Há distintos restaurantes (incluindo o estrelado La Pergola, no rooftop, o restaurante à beira da piscina, onde é servido o café da manhã, sempre incluído na diária) e um impressionante lounge batizado de Imperial Club para quem reservar suítes desta categoria ou for portador de status elite no programa Hilton Honors.

Os belos quartos são extremamente espaçosos (o menor tem 50 metros quadrados de área total) e com terraço privativo com a deslumbrante vista sobre a cidade. Muitos dos quartos contam com amenidades Salvatore Ferragamo, incluindo alguns itens exclusivos para mulheres.  E apesar de ficar localizado distante do centro e das principais atrações de Roma, o hotel conta com um serviço de shuttle que a cada hora leva e traz os hóspedes até a Piazza Barberini.

 

SPLENDIDE ROYAL

O Splendide Royal, parte da adorável Small Luxury Hotels e da italianíssima Roberto Naldi Collection, é um hotel boutique perfeito para quem não abre mão de ficar próximo das atrações turísticas mas quer se hospedar num local discreto e silencioso.  Ocupando um palácio do século XIX a passos da Via Veneto e da Piazza de Spagna, nos permite ver os encantadores jardins da Villa Borghese através das janelas dos quartos – e ainda assim guarda uma atmosfera silenciosa.

A decoração é suntuosa como convinha a um palácio na época de sua construção, incluindo muito mármore no chão e nas paredes, colunas, espelhos, candelabros de Murano e outros itens do gênero. Ainda assim, os espaços públicos são limitados (uma biblioteca/sala de leitura e um mini lobby), bem pequenos e intimistas, já que a maioria dos hóspedes que está ali busca discrição e não quer ver e ser visto. Serviço em geral extremamente solícito, discreto e eficiente.

Os quartos (69 no total) não são imensos mas são maiores do que se poderia supor ao ver o prédio pelo lado de fora, incluindo espaçosos e excelentes banheiros. No 7o. andar fica o The Mirabelle, considerado um dos melhores restaurantes em Roma e do qual se tem uma vista espetacular da cidade, incluindo os palácios de Pinciano, Villa Medici, Trinità dei Monti e até a basílica de São Pedro.  No 6o. andar, com vista semelhante, fica o Crystal Lounge, onde todas as manhãs é servido o café.

Não há spa, mas os hóspedes têm direito de usar as facilidades do Prince Spa, que fica na propriedade Parco dei Principi, nas proximidades do hotel.

 

EXTRAS

Aproveitei para fazer duas das minhas refeições na cidade em outros dois hotéis que considero super especiais em Roma: o Aldrovandi Villa Borghese, parte da Leading Hotels of the World, e instalado (como o nome sugere) numa das áreas mais lindas e bucólicas de toda Roma, e o encantador Hassler Roma, no topo da Scalinata di Spagna.

No Aldrovandi, jantei um dia no adorável Assaje Restaurant, que tem mesas romanticamente ao ar livre no verão e uma estrela Michelin, com menu caprichadíssimo do chef Claudio Mengoni. Não fiquei hospedada lá desta vez, mas o hotel é um encanto, também super discreto, luxuoso e low profile.

No Hassler, almocei no Palm Court, um restaurante instalado num jardim coberto, também bem propício para os dias ultra quentes do verão italiano. Aproveitei para provar a pasta all’amatriciana deles, premiada no ano passado como a melhor de Roma – e que eles sugerem comer, veja só, acompanhada de um Bloody Mary. Da lojinha deles, aproveitei para levar pra casa um vidrinho do delicioso perfume AmorVero, que eles produzem com exclusividade, e que me lembra o romantismo daqueles perfumes antigos, dos tempos das minhas avós.

 

Clique aqui para:

Ler mais sobre Roma

Ler mais sobre destinos na Itália

 

 

Search Hotels

Destination
Check-in date
Check-out date
4 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 Pin It Share 3 4 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.