Kombinações: um ano pela América do Sul

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

O campineiro César Cury iniciou uma grande empreitada já de olho em 2008: o projeto Kombinações, simpática referência ao veículo que pilotará e aos territórios que atravessará por 365 dias. A grande viagem começa de fato no dia 22 de setembro de 2008, por questões meramente meteorológicas, mas já está milimetricamente planejada desde janeiro deste ano, quando Cury adquiriu o veículo pelo Mercado Livre por menos de 3 mil reais. A Kombi, chamada carinhosamente de Hebe, data do final dos anos 60 e já foi usada até como carro fúnebre e transporte de um grupo de pagode; hoje, passa por ampla revisão para ficar o mais próximo possível do estado original, mas com algumas adaptações (mesa de navegação no lugar do banco central, tanque adicional de combustível, tanque de água e outros).
A idéia de Cury surgiu há mais de 20 anos, mas na época o sonho era rodar o mundo num veleiro; aos 45 anos, ele rodará de Kombi a América do Sul, num percurso total de mais de 44 mil quilômetros, que resultará num livro. Corajoso, já enfrentou há alguns anos o chamado Caminho do Sol, entre Santana do Parnaíba e Águas de São Pedro: foram 11 dias a pé num trajeto de mais de 240 quilômetros. A saída oficial do Kombinações será de Bertioga e “ajustes ao itinerário” serão permitidos ao longo do trajeto; ainda que cogite a possibilidade de resolver estabelecer-se em algum outro lugar do continente, Cury também acha muito provável que, terminada a jornada, acabe voltando para o distrito de Joaquim Egídio (em Campinas/SP), onde vive hoje.
O projeto Kombinações já conta com patrocínio da Volkswagen e, provavelmente, da Petrobrás e de uma empresa de telefonia, que deverão bancar 1.500 dólares mensais durante todo o ano de viagem. A empreitada e seu planejamento já podem ser acompanhados pelo blog http://www.kombinaestrada.blogspot.com/ .
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.