LAX: dentro da torre de controle

79 Flares Twitter 7 Facebook 69 Google+ 3 Pin It Share 0 79 Flares ×

WP_20140602_20_28_53_Pro Como foi entrar na torre de controle de um dos mais movimentados aeroportos do mundo

 

 

 

Sou fã de aeroportos, vocês sabem. Do people watching nos saguões e lounges, de ficar vendo pousos e decolagens e até do estudo antropológico involuntário nas filas de check in e raio-X.

Em junho passado, tive a oportunidade de entrar num local que sempre tive vontade de conhecer num aeroporto, mas parecia um sonho meio remoto: a torre de controle. O pessoal da American Airlines me convidou para um tour pelos bastidores do aeroporto  de Los Angeles (LAX) que incluiu (oba!) conhecer a torre de controle.

aeroporto LAX

LAX é considerado o terceiro aeroporto mais movimentado dos EUA e o sexto mais movimentado do mundo, com mais de 680 voos domésticos diários e outros 910 voos semanais para 30 países diferentes. Mais de 66 milhões de passageiros passaram por lá no ano passado. E atualmente a gente ainda vê obras ali por toda parte, já que os caras estão ampliando ainda mais o aeroporto, construindo um novo terminal.

aeroporto LAXaeroporto LAX

Fizemos um tour por várias áreas internas do aeroporto e também demos um rolê pelas pistas, muito legal. A visita ao interior da torre de controle foi o grand finale. O movimento foi mesmo impressionante no pouco tempo que fiquei ali (a visita tem que ser breve e, confesso, cada vez que um virava para explicar ou responder algo eu tinha vontade de dizer “olha pra tela, olha pra tela, please”). Era começo da noite e foram vários os pousos e decolagens em sequência que pude acompanhar pelos monitores dos controladores de voo. Da torre eles acompanham tudo através de câmeras e radares, do tráfego nos ares (literalmente) ao movimento dos aviões em solo e até dos saguões e portões dos terminais, um verdadeiro Big Brother.

aeroporto LAXWaeroporto LAXaeroporto LAXaeroporto LAXaeroporto LAXaeroporto LAXaeroporto LAXaeroporto LAX

aeroporto LAX

Visita muito, muito legal. E olha que coisa boa: o meu “guia” na visita disse que eles levam, sim, esporadicamente, passageiros do aeroporto para conhecer os bastidores num tour bem semelhante ao que eu fiz. Se você curte aviação e tiver LAX no seu roteiro, não esqueça de pedir por lá se é possível visitar a torre. Quem sabe você não dá sorte também?

Próximo sonho a ser realizado desta listinha: voar dentro do cockpit (sonhar não custa nada 😀  )

79 Flares Twitter 7 Facebook 69 Google+ 3 Pin It Share 0 79 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.