Los Cabos, México

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

IMG_3743
O que fazer durante uma escapada ao destino de praia queridinho dos americanos no México

 

 

 

Eu já conhecia Los Cabos, destino queridinho dos americanos, de outras viagens. A primeira delas foi em 2008, quando caí de amores mais pelo surrealmente impecável hotel Las Ventanas al Paraíso que pelo destino em si (falei muito sobre o hotel lá nos primórdios do blog).

Las Ventanas al Paraiso

Não que Los Cabos não tenha atrativos. Tem. Mas a Riviera Maya também tem, a Riviera Nayarit também. Nesta temporada mais longa por lá, ao largo de uma semana inteirinha, não apenas fiz mais passeios do que tinha feito das vezes anteriores como também conheci mais hotéis (me hospedei em 3 deles, revisitei dois que já conhecia e fui espiar mais dois). Profundamente atingido por dois furacões nos últimos anos, o destino se reergueu completamente, hotéis foram renovados e reabriram suas portas, novos hotéis não param de inaugurar por lá e o turismo segue sendo o principal motor da região.

Los Cabos

A viagem começou com um convite especialíssimo do grupo Marriott para participar do evento de inauguração de seu novo hotel por lá, o estupendo JW Marriott Los Cabos, sobre o qual eu falo em detalhes aqui. Mas, passadas as duas noites de evento e trabalho, estiquei a viagem por minha conta e fiquei o restante da semana esmiuçando o destino por lá.

JW Marriott Los CabosJW Marriott Los Cabos

Localizado na pontinha da península de Baja California, Los Cabos é, na verdade, a junção de dois municípios vizinhos – a super turística Cabo San Lucas e a colonial San Jose del Cabo.  O chamado corredor hoteleiro designa justamente os 30 quilômetros repletos de hotéis em sequência que ligam o centro dos dois municípios.

Las Ventanas al Paraiso

São muitas as atividades para fazer por lá: mergulho, snorkel, cavalgadas à beira mar, passeios em 4×4/jipes/quadriciclos pela árida paisagem local etc. Tem até um tour que leva ao povoado vizinho Todos Santos onde, juram os moradores, estaria o tal Hotel California que inspirou a lendária canção homônima. Mas, sendo bem franca, a maioria dos turistas acaba passando a maior parte dos dias na praia e piscina de seu próprio hotel e acaba saindo mais no período noturno mesmo (a noite de Cabo San Lucas é cheia de americanos indo à loucura, na vibe “spring break”, como em Cancun).

Los CabosLos CabosLos Cabos

Pessoalmente, acho o centro antigo de San Jose del Cabo, todo colonial e tomado por galerias de arte, a região mais gostosa para passear dia e noite. As casinhas coloridas, a bela igreja, o clima meio hippie e meio hipster misturado – gosto muito. Todas as 5as. feiras à noite, por exemplo, acontece ali algo delicioso: as ruas ficam fechadas para carros, as calçadas se enchem de mesinhas e cadeiras dos bares e restaurantes dos arredores e as galerias ficam abertas noite adentro para serem mesmo visitadas e curtidas, sem custos e sem pressa. Ótimos restaurantes também não param de abrir suas portas por lá, como o adorável La Lupita, que soube com maestria, num ambiente ultra simpático, fazer releituras de dois patrimônios mexicanos: os tacos e o mezcal.

Los Cabos

Los Cabos

Mas é Cabo San Lucas a maior vedete turística; inclusive pelas belíssimas formações rochosas em pleno mar, esculpidas no encontro do mar de Cortés com o oceano Pacífico, que estampam dez entre dez matérias e publicidades do destino. A mais famosa delas é batizada de El Arco e tombada como Patrimônio da Humanidade.

Los Cabos

Durante o dia, o programa mais comum em Cabo San Lucas é tomar um dos barquinhos que saem da marina para chegar o mais perto possível dos rochedos. Há barcos dos mais distintos tamanhos – dos watertaxi aos grandes catamarãs – e os mais concorridos saem a partir das 16:30, para pegar o por do sol bem ali no Arco.  Passeios para mergulhar e fazer snorkel, ou também para pescar, também acontecem todos os dias. Ou, é claro, durante esta época (inverno por lá), há também a opção dos passeios para avistamento de baleias na região da Baía Madalen – e leões marinhos, golfinhos e até tubarões também são figurinhas fáceis por lá. A maior quantidade de lojinhas de souvenirs se concentra ali mesmo, no entorno da marina. À noite, San Lucas concentra as principais opções de nightlife, de barzinhos mirrados a complexos grandes, como o Señor Frog, que lota algumas noites da semana (e reúne também uma quantidade surreal de bibocas e ~farmácias~ ali vendendo Viagra, Prozac e afins sem receita).

Los CabosLos Cabos

Durante o período de mais de uma semana que fiquei por lá, um dos outros dois hotéis nos quais me hospedei e que recomendo é o impecável Las Ventanas al Paraiso, que eu também já conhecia de viagens anteriores, perfeito para casais em busca de romance e sossego. Na minha opinião, os mais bonitos e maiores quartos do destino (afinal, ali todo quarto é suíte), gastronomia refinada, extenso menu de atividades, tremendo spa, antecipação de todas as vontades do hóspede, mimos constantes. Continua sendo um dos melhores hotéis nos quais já me hospedei. Não à toa, segue sendo um dos mais premiados do mundo por seu serviço impecável e o maior referencial no turismo de luxo do destino – um verdadeiro case que segue despertando paixões incuráveis em quem se hospeda por lá.

Las Ventanas al ParaisoLas Ventanas al ParaisoLas Ventanas al ParaisoLas Ventanas al Paraiso

De vibe bem diferente, também fiquei algumas noites no enorme Sheraton Hacienda del Mar. Tem ótimo custoXbenefício e é boa opção para famílias com crianças pequenas e grupos grandes de amigos. Com diversas piscinas, diferentes bares e restaurantes e um bom spa, reúne programas e atividades para quase todo tipo de hóspede – só não tem muito espaço lá quem busca sossego, já que o ruído dos hóspedes é constante, dia e noite. O restaurante De Cortez é ótima opção gastronômica, inclusive para não hóspedes, com releitura de pratos clássicos mexicanos, grande área ao ar livre e vista para o mar. Apesar de enorme, tem os quartos todos com vista para o mar e balcão, distribuídos em villas, o que minimiza (em parte) a sensação de super lotação.

Sheraton Hacienda del MarSheraton Hacienda del MarSheraton Hacienda del MarSheraton Hacienda del MarSheraton Hacienda del Mar

Para alguns dos muitos deslocamentos que fiz por lá, utilizei os serviços da empresa Transcabo, que me foram oferecidos como cortesia pelo escritório de turismo de Los Cabos na fase final da minha viagem por lá. Num destino em que nem sempre transfers e taxistas agradam turistas, gostei bastante da pontualidade e do profissionalismo dos trechos que fiz com a Transcabo e recomendo, inclusive o transfer de partida hotel-aeroporto.

Em tempo: Los Cabos fica a 2h20 de voo da Cidade do México, mas também é acessível com voos diretos a curta distância a partir de diversos destinos nos EUA, como Miami e Los Angeles (embora, pessoalmente, eu não recomende a conexão internacional em LA).

 

Para ler mais posts sobre o México, clique aqui.

Para reservar hotéis em Los Cabos através do Booking.com, clique aqui.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.