Madri ou Barcelona? Escolha difícil…

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Madri e Barcelona são quase rivais na preferência de todo viajante que pisa na Espanha. Madri é a capital, residência da monarquia espanhola, e frenética dia e noite, seja pela movimentação financeira ou pelos muitos locais de comércio, como a repaginada Gran Via e seus prédios deslumbrantes. É lá também que os torcedores do Real Madrid comemoram suas vitórias com uma caña na histórica Plaza Mayor, na Puerta de Alcalá ou frente a fonte Las Cibeles. Seus museus conquistam qualquer visitante: impossível não se apaixonar à primeira visita pelas obras do museo Del Prado, o Reina Sofía e o Thyssen-Bornemisza.

Já Barcelona tem até outra língua: o catalão, já que é capital da Catalunha. Suas Ramblas fervem dia e noite, assim como o comércio do Passeig de Gràcia. Seus moradores torcem pelo Barcelona, e comemoram suas vitórias com cañas e cervezas em muitos bares em seqüência e é destino queridinho dos estrangeiros que estudam espanhol. Lá você se descobre apaixonado por Gaudi, seja pela interminável Sagrada Família, pela tresloucada La Pedrera ou pelo encantadoramente infantil Parc Güel. O mercado La Boqueria (ou Sant Josep) também faz sucesso entre turistas – e faz parte do dia-a-dia dos moradores. A maioria das pessoas se hospeda no incomparável bairro Gótico, de ruelas meio desertas e aparentemente sem rumo.
Madri sempre foi mais clássica, Barcelona mais arrojada, de cores mais excêntricas. Mas nos últimos anos é tarefa difícil não morrer de amores por Madri, que está ainda mais fulgurante em sua movida Madrileña. Não que Barcelona não seja encantadora, pelo contrário; mas a capital espanhola tinha enfrentado um período de decadência nos anos 90 e agora ressurge muito melhor que a encomenda – e ainda por cima fala espanhol, e não o complexo catalão. Mas seja qual for sua preferência, é sempre bom visitar uma e outra: ambas têm restaurantes de primeira, ótimos museus e atrações turísticas e noites de animar até o mais caído dos mortais.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.