Nasce a ABBV, a primeira associação de blogueiros da América Latina

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Os blogs de viagem começaram no Brasil de maneira tímida, quietinha, “caseira” mesmo. Mas ao longo desses anos, vários blogs evoluíram e, não importa se com veia comercial ou não, a grande maioria passou do típico “travel journal” a sites (e até portais)  cheinhos de informação detalhada sobre viagens e turismo e têm norteado as viagens de muita gente mundo afora através do conhecimento que transmitem.  E, por isso mesmo, esses blogs passaram a ser assediados também por empresas, hotéis, companhias aéreas e órgãos de turismo interessadíssimos em chegar a seus leitores.
Nesse começo de semana, aconteceu algo que tem tudo pra deixar uma big marca na internet brasileira: o lançamento da ABBV – Associação Brasileira de Blogueiros de Viagem-, a primeira entidade oficial de blogueiros de viagem da América Latina. O projeto bacanudo, idealizado por nove big blogs de turismo que juntos somam mais de 2,6 milhões de pageviews por mês (Abrindo o Bico, Conexão Paris, A Janela Laranja, Jeguiando, Matraqueando, Sundaycooks, Uma Malla pelo Mundo, Viajando com Pimpolhos e Viaje na Viagem), visa fortalecer o segmento como fonte de informação para viajantes, estabelecendo princípios de conduta ética e profissional dos blogueiros e construindo, assim, parâmetros para a profissionalização dessa categoria. 
Nas palavras da própria presidente da entidade, a jornalista Sílvia Oliveira, do Matraqueando, a meta é “criar condições para que o desenvolvimento do mercado de blogs de viagem ocorra de maneira ética e transparente entre blogueiros e empresas e entre blogueiros e leitores”, tendo a qualidade e a veracidade das informações compartilhadas como princípios básicos da atividade.  A transparência também é fundamental; por isso mesmo o Código de Ética orienta, por exemplo, que blogueiros sempre avisem claramente a seus leitores quando um post foi patrocinado por uma empresa ou entidade ou quando uma notícia publicada tem qualquer vínculo comercial com o local mencionado na mesma e que atuem com total idoneidade ao divulgar seus números para possíveis patrocinadores. Os interessados em associar-se podem fazê-lo através desse link e serão identificados pelo público através de um selo exibido no blog.
Acho o projeto bacanudo para nortear o trabalho de blogueiros – afinal, hoje tem gente que tem no blog também o seu sustento – , zelando pela ética e qualidade dos conteúdos transmitidos, como deve acontecer em qualquer meio de comunicação. Assim, ficam também  orientados os leitores sobre aquilo que eles estão lendo exatamente – se o blogueiro viajou pagando suas despesas, se viajou a convite em fams ou press trips, se a empresa mencionada é “parceira” do blog etc. Para que a relação blogueiro-leitor seja sempre bacana, clara, correta, cheia de respeito. 
Ah! Conectadérrima, é claro que a ABBV já nasce com perfil no twitter e página no Facebook também. Já curti 😉
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.