Novas regras para eletrônicos em viagem ao exterior

200 Flares Twitter 14 Facebook 181 Google+ 5 Pin It Share 0 200 Flares ×

Nokia Lumia 1020Eletrônicos agora têm que estar carregados para poder entrar no avião com destino a alguns países no exterior

 

 

 

Avisei nas redes sociais esta semana, mas acho que vale a pena deixar registrado aqui no blog também: a partir de agora, equipamentos eletrônicos como celulares, tablets e notebooks devem estar carregados para que o passageiro possa embarcar em voos com destino a alguns países do exterior.

A nova regra, exigida em princípio agência de segurança dos transportes (TSA) dos Estados Unidos para voos diretos com partida ou destino em cidades norte-americanas, já passou a ser adotada também como medida de segurança para voos desde e para o Reino Unido e segundo alguns jornais da Europa deve ser em breve adotada também por outros países europeus.

A companhia britânica British Airways, aliás, foi ainda mais longe: enquanto a TSA afirma que os aparelhos eletrônicos que não puderem ser ligados serão confiscados, a BA avisa que os passageiros cujos aparelhos não puderem ser ligados são proibidos de embarcar em seus voos.

Embora o Brasil ainda não tenha confirmado oficialmente que passará a cumprir com tais exigências nos nossos aeroportos, a partir de agora oficiais de aeroporto podem solicitar que o passageiro ligue o seu eletrônico durante os procedimentos de segurança; se ele não puder ser ligado por estar sem bateria, o objeto não poderá ser embarcado. A nova medida de segurança visa evitar que eletrônicos alterados sirvam para o transporte de substâncias potencialmente danosas,  como explosivos, por exemplo. O foco principal são celulares, depois de rumores alertarem que o grupo terrorista Al Qaeda estaria tentando desenvolver explosivos que seriam camuflados em smartphones.

Por isso, mesmo sem a confirmação/adesão oficial ainda de muitos países à nova regra nesta primeira semana da mesma, não vale a pena marcar bobeira se você viaja para o exterior: mantenha todos os seus eletrônicos carregados no aeroporto para garantir que todos eles embarquem normalmente com você quando seu voo for chamado.

Sentar-se próximo a tomadas para mantê-los carregadinhos até a hora de entrar na aeronave e investir em carga extra portátil para celulares nunca pareceram tão boas ideias como agora 😉

Fique de olho.

200 Flares Twitter 14 Facebook 181 Google+ 5 Pin It Share 0 200 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.