O relato da travessia

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Embarquei no Grand Mistral de carra amarrada: estava p da vida com o atendimento que a Costa tinha me dado no Brasil, por terem me jogado numa cabine ruim e, sobretudo, porque eu queria mesmo era viajar no Costa Romantica, que era a parte original do meu cruzeiro de travessia.
Além da minha cara feia, à bordo tinha mais um montão: a grande maioria dos passageiros era argentina, com alguns brasileiros, uns alemães, uns franceses e um ou outro suíço ou espanhol – mas muita gente também estava brava com essa troca meio downgrade, num navio de má reputação na América do Sul pelo tipo de cruzeiro que promove.
Nos primeiros dias, foi complicado: os hóspedes estavam bravos, o serviço tinha muitas falhas e testemunhamos algumas brigas entre tripulantes. O fato é que o Mistral nunca faz as travessias com passageiros – ou seja, a tripulação vai leve e solta, com festa todos os dias: eles estavam bravíssimos por terem que atender passageiros, segundo eles, “muito exigentes”. Já a tripulação do Costa, tinha um mais problemas: trabalhar num navio que não era “a sua casa”, conviver com a cara feia dos outros tripulantes e, pior, saber que seus colegas do romântica estavam ancorados em Savona, sem passageiros, com festas todos os dias (apenas 120 tripulantes do Romântica foram enviados para fazer a travessia, e estavam inconformados). Nas cabines, toalhas rasgadas, lençóis furados e cobertores com queimaduras de cigarro; na cozinha, comida meio insípida e chegando geralmente fria à mesa.
Mas a verdade é que, com o passar dos dias, fomos todos conversando com os tripulantes e outros passageiros e as duas partes começaram a entender melhor uma o lado da outra. O trabalho árduo da gerência do cruzeiro – com destaque para os irrepreensíveis Manfred (gerente de hotel) e Gianni (maitre), ambos da Costa, responsáveis absolutos por tornar essa travessia uma experiência prazeirosa para mim – acabou fazendo com que, no sexto dia, deixando o Brasil, o serviço finalmente entrasse nos eixos. À essa altura, todos os passageiros já estavam acostumados com o navio e já tinham carinho por seus camareiros e garçons – e a recíproca também é verdadeira. E dali até o final do cruzeiro, não tivemos quase mais motivos para reclamar (inclusive nos trocaram para uma cabine melhor exatamente nesse sexto dia e ficamos satisfeitas).
À bordo, eramos menos de vinte jovens – de resto, terceira idade geral, meia dúzia de crianças e três ou quatro casais em lua de mel que mal eram vistos (razões óbvias). Eu e minha irmã encontramos uma turma muito legal (esses mesmos menos de vinte) e ficamos todos juntos até o último dia, garantindo bons papos durante o dia e noites animadas na disco.
Ok, dou o braço a torcer. Ainda não perdoo o péssimo atendimento que tive por parte da Costa no Brasil nem o descaso da companhia com os passageiros desse cruzeiro em geral. Também continuo achando o Costa Romântica muito mais bonito e aconchegante que o Mistral. Mas que foi uma bela viagem, ah, isso foi.


O que mais posso fazer pela sua viagem?



SEGURO VIAGEM COM DESCONTO! Não viaje sem fazer o seu Seguro de Viagem. Mais do que nunca, é fundamental viajar com um seguro viagem que te proteja e te dê cobertura em qualquer inconveniente na estrada. Além de ser fundamental em tempos de pandemia, ele é obrigatório regularmente nas viagens para a Europa e alguns outros destinos, e altamente recomendável em qualquer viagem (seja Brasil ou exterior). Confira sempre toda a cobertura oferecida, em detalhes, incluindo possíveis exceções, para saber exatamente o que está comprando. Faça sua cotação AQUI para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão. Leitores do MariCampos.com ainda recebem 15% de desconto na hora de pagar (20% se pagar no boleto!) e o blog recebe uma pequena comissão pela venda. Use o código promocional: MARICAMPOS15 para receber os descontos!


Se você já se sente seguro para viajar, lembre-se que algumas empresas são parceiras aqui do blog para tornar sua viagem mais fácil de planejar. As empresas aqui linkadas são empresas cujos serviços eu mesma uso em várias das minhas viagens, do seguro à reserva pontual de hotéis. Reservando alguns itens das suas férias ou escapada por aqui você não paga nada a mais e ajuda na manutenção do blog, pois ganho uma pequena comissão pelas vendas efetuadas através dos links abaixo.

*Procurando HOTÉIS PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM? Aqui dá para pesquisar e reservar hotéis e pousadas no Brasil e no mundo todo!



Se for viajar, FAÇA SUAS RESERVAS DE HOTEL PELOS LINKS AQUI DO BLOG . Você sabia que você pode fazer sua reserva de hotel para a próxima viagem através de qualquer link de hotel aqui do blog? O blog ganha uma pequena comissão por cada reserva efetuada através de cliques por aqui, mas você não paga NADA a mais. Então, se for viajar, reserve aqui o seu hotel que você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar viajando e trazendo conteúdo de qualidade para você. Ah! Você ainda pode parcelar a sua hospedagem em reais no cartão!


*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS E PASSEIOS no seu destino em qualquer parte do Brasil e do mundo

*Clique aqui para comprar CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR PARA SUA VIAGEM. Use o cupom MARICAMPOS para ter 15% de desconto na compra

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS VIRTUAIS para também VIAJAR SEM SAIR DE CASA

*FAÇA SEU SEGURO VIAGEM antes de viajar É muito importante viajar coberto por um para viajar tranquilo. Digite MARICAMPOS10 no campo cupom para ter 10% de desconto no seu seguro. E você ganha mais 5% de desconto se pagar no boleto ou pix!

*Pensando em ALUGAR UM CARRO? Clique aqui que tem opções com desconto para aluguel de carro no Brasil e no mundo todo!

* TOURS, ATIVIDADES E PASSEIOS FOCADOS EM TURISMO SUSTENTÁVEL? Clique aqui!

*Procurando LIVROS, MALAS, MOCHILAS, CÂMERAS E OUTROS PRODUTOS E ACESSÓRIOS LIGADOS A VIAGEM? Clique aqui que tem opções com desconto para inúmeros produtos para sua próxima viagem.



0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Sobre Mari Campos 2157 Artigos
Mari Campos é jornalista formada, especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de quinze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros sete países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. Entretanto, compras efetuadas através dos links deste post podem gerar comissões sobre vendas para este blog.

4 Comentários

  1. Eu penso que um viagem ruim pode ser um viagem muito bom, despois de todo. É importantíssimo a parte humana. Um lugar quasi mau é mais agradável si as pessoas que nós rodean são simpáticas. Em os hoteis, por exemplo, si as pessoas dos hoteis, os trabalhadores, são amávels a estância em o hotel é melhor, por empatia.
    Um saludo desde terra firme
    Carmen

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*