Off road nas cavernas de mármore em Carrara

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

 Que comer e beber bem e ver lindas paisagens e cidadelas encantadoras na Toscana são uma constante adoravelmente cotidiana, a gente já sabe. Mas que a região tem também passeios dos mais diferentes voltados para o turismo de aventura muita gente ainda desconhece.

 Por isso mesmo, uma das coisas mais bacanas e diferentes que eu fiz agora nessa viagem para lá foi altamente inusitado: um tour off road pelas montanhas de mármore de Carrara. Isso mesmo: um tour em Land Rover pelo complexo montanhoso de Torano, Fantiscritti e Colonnata literalmente por dentro das montanhas de mármore que fazem a alegria de escultores do mundo todo há séculos.

 Existem duas maneiras de curtir o passeio: reservar um tour expresso, promovido várias vezes ao dia por empresas como a Marmo Tour, ou alugar um carro com motorista/guia credenciado para fazer o passeio mezzo por conta própria.

 A vantagem do primeiro modelo de tour é o preço e a flexibilidade: como são vans, o custo é de apenas 9 euros por pessoa e há tours saindo de hora em hora das 10 às 18h; mas a duração é de apenas 40 minutos e somente uma única caverna das montanhas de Fantiscritti é visitada. No caso da Land Rover com guia, a desvantagem é o preço: são 280 euros por 3 horas de passeio, que podem ser divididos em até 8 pessoas (o que daria 35 euros cada um como valor mínimo); mas o passeio, nesse caso, é literalmente off-road.

 Recomendo muito esse segundo tipo, apesar do preço bem mais elevado; como o guia é autorizado a circular nas montanhas, a gente pode acompanhar de pertinho, de verdade, todo o processo de corte e extração do mármore que estiver rolando nas montanhas naquele dia. E é possível também visitar as 3 montanhas de uma vez só, com o carro dando emocionantes derrapadinhas nas estradinhas sinuosas que rodeiam o local, entrando em um caverna aqui, outra ali, e passando por lugares que a gente poderia ju-rar que não seria possível.

O carro, todo metidão, disputando espaço com os tratores 😛
Repara nos cortes precisos na montanha
Neblina, mármore branco e poeira, tudo misturado
O carro literalmente dentro das cavernas de mármore
Dá pra ver os cortes no paredão também no interior da montanha (a extração é feita tanto no interior quanto no exterior das montanhas de Carrara)
Todo um mundo subterrâneo rola no interior das cavernas, loucura

 É impressionante ver de perto como as pedras que tanto encantaram Michelangelo e outros gênios são cortadas com fios diamantados e, depois, “derrubadas” também com precisão para poderem ser transportadas posteriormente. E, com o motorista ali à disposição (o meu era o Gabriele Giuntoni, da il Tau, que me convidou para esse passeio), rola passar antes ou depois do off-road num dos vários ateliês de esculturas locais para ver o minucioso trabalho que se tem até hoje para esculpir o mármore.

A caverna por onde passa o Marmo Tour, chamada localmente de “Disney do Mármore”, porque é a única “produzida”, com iluminação artificial e tudo 
Mármore, mármore, mármore, até onde a vista alcança
O passeio foi muito, muito legal; sério mesmo, das coisas mais marcantes da viagem. Recomendo muito mesmo. Só deixo avisado que é bom ir com sapato impermeável (ou havaianas mesmo) e, se possível, bermudas ou calças com a barra bem dobrada, porque tem horas que a gente desce do carro em cavernas nas quais rola uma verdadeira “lama de mármore” que lambuza TUDO e endurece – sai, é claro, mas só depois, com um belo esforço de lavagem.  Gostaria mucho que tivessem me avisado sobre isso antes :/
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.