Paris dezonée nas férias

40 Flares Twitter 4 Facebook 30 Google+ 6 Pin It Share 0 40 Flares ×
navigo paris

(imagem retirada do site da empresa de transportes públicos da Île de France, ratp.fr)

Paris elimina as diferenças tarifárias entre suas distintas zonas de transporte durante as férias de verão

 

 

Uma boa notícia para quem faz o passe de transporte NaviGo quando visita Paris: a lei que extinguia a divisão do alcance do transporte público na cidade em zonas aos finais de semana vai durar durante todas as férias de verão – deste final de semana próximo até o dia 16 de agosto.

Quem me chamou a atenção para a importância da boa nova foi a fofa Laura Próspero, que leva brasileiros para passear por Paris e arredores (e a boa nova pode ser confirmada aqui e aqui). Para quem não sabe, Paris é dividida em cinco zonas diferentes e o preço do passe de transporte NaviGo (que pode ser adquirido em versão semanal, mensal ou anual) varia de acordo com a quantidade de zonas percorridas.

Já tem um tempinho que aos finais de semana rola a “dézonage”, permitindo trajetos entre quaisquer pontos entre as zonas 1 e 5 pela tarifa mais baratas. Agora, em razão das férias escolares, a cidade terá a “dézonage” válida até dia 16 de agosto – ou seja, com o Navigo MENSAL ou ANUAL (o semanal tá fora desta iniciativa), dá pra viajar entre quaisquer zonas de Paris (de toda a Île de France, na verdade) pelo menor preço por todo esse período – e, inclusive, usar Roissybus e Orlybus. E, ao menos em teoria, tal inciativa virará permanente a partir de setembro próximo.

Sei que alguns leitores aproveitam justamente a “fuga” dos parisienses nesta época para alugar um apartamento e ficar de 20 a 30 dias baseados na cidade. Pois a iniciativa é um bom pretexto também para o turista que vem para ficar bastante tempo e está acostumado a ficar só entre as zonas 1 e 2, onde se concentram as principais atrações, conhecer castelos, vizinhanças e outros lugarzinhos simpáticos da Paris menos turística.

Para ficar de olho (afinal, dizem por aqui que ainda este ano vai rolar “dézonage” definitiva para a cidade.

 

p.s.: lembrando que é preciso uma foto 3×4 e fornecer o endereço de onde vc está se hospedando na hora de fazer o cartão.

40 Flares Twitter 4 Facebook 30 Google+ 6 Pin It Share 0 40 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.