Paris em clima de Disney

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Todo mundo achou o filme Ratatouille uma graça mesmo. Mas teve gente que levou as piadas a sério e investiu fundo para transformar o desenho em um verdadeiro fenômeno turístico na cidade-luz. Foi a própria prefeitura de Paris (!) que lançou um roteiro para que o viajante mais empolgado possa seguir os passos do ratinho Remy pelos locais onde o filme se desenrola.
No mapa-guia da prefeitura parisiense o passeio começa na loja Aurouze, em Les Halles, que há mais de 130 anos é especializada em dedetização e eliminação de animais nocivos e foi reproduzida fielmente no filme. Os ratos empalhados nas vitrines, que sempre causaram repulsa nos moradores, hoje divertem os turistas. Na seqüência, o viajante adentra os esgotos de Paris, que contam com mais de dois mil quilômetros de galerias subterrâneas. A visita há muitos anos é possível a partir do curioso Museu dos Esgotos mas viu seu público aumentar consideravelmente após o lançamento do filme da Pixar.Mas não é só de estranhezas que se faz esse tour: o roteiro inclui também um agradável passeio pelas margens do rio Sena, incluindo o cruzar de algumas de suas inúmeras pontes, com destaque para a majestosa Alexander III, de 1900. E, já que o filme fala de gastronomia, não poderia faltar uma visita ao Chez Gusteau, onde o rato Remy exerce sua profissão – na verdade, tal restaurante não existe, mas o filme reproduz a fachada do famoso Tour d’Argent, do século XVI, que certamente vale a visita.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.