Paris sem zonas com o NaviGo

(imagem retirada do site do transporte público da Île de France ratp.fr)
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
(imagem retirada do site do transporte público da Île de France ratp.fr)
(imagem retirada do site do transporte público da Île de France ratp.fr)

Desde o último dia 1/9, não há mais diferença tarifária no transporte entre diferentes zonas da cidade

 

 



SEGURO VIAGEM COM DESCONTO! Não viaje sem fazer o seu Seguro de Viagem. Mais do que nunca, é fundamental viajar com um seguro viagem que te proteja e te dê cobertura em qualquer inconveniente na estrada. Além de ser fundamental em tempos de pandemia, ele é obrigatório regularmente nas viagens para a Europa e alguns outros destinos, e altamente recomendável em qualquer viagem (seja Brasil ou exterior). Confira sempre toda a cobertura oferecida, em detalhes, incluindo possíveis exceções, para saber exatamente o que está comprando. Faça sua cotação AQUI para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão. Leitores do MariCampos.com ainda recebem 15% de desconto na hora de pagar (20% se pagar no boleto!) e o blog recebe uma pequena comissão pela venda. Use o código promocional: MARICAMPOS15 para receber os descontos!


 

O transporte público de Paris é, há bastante tempo, dividido em “zonas”. A cidade e seus arredores são, a exemplo de outras cidades (como Londres), divididos em zonas que vão de um (centro) a cinco (subúrbio mais distante), que até então contavam com diferenças tarifárias tanto nos bilhetes avulsos de transporte como nos passes semanais e mensais.

Como eu já tinha contado neste post aqui, durante as férias de verão, Paris ficou “sem zonas” no transporte público para quem tinha o cartão de transporte NaviGo mensal ou anual. A medida, que já valia nos finais de semana por aqui há um tempinho, funcionou como um test drive para a regra que entrou em vigor no último dia 1 de setembro: agora não há mais diferença tarifária “por zonas” para quem compra o NaviGo semanal, mensal ou anual.

Ou seja, hoje, se você comprar (ou recarregar) um NaviGo para as zonas 1-2 ou 1-5, pagará a mesmíssima coisa (21,25 euros pela semana ou 70 euros pelo mês) – o que representa uma mão na roda não apenas para quem vive no subúrbio de Paris e trabalha todo dia no centro como também para os turistas, ao se deslocarem de e para o centro da cidade a partir dos aeroportos de Orly e Charles de Gaulle. Com os passes, agora dá pra também ir a outros destinos turísticos da Île de France (região da qual Paris faz parte), como castelos, Versalhes, outlets e a Disneyland Paris sem pagar mais pelo transporte até lá.

Para fazer o passe NaviGo, é preciso solicita-lo numa bilheteria física em qualquer estação de metrô parisiense, pagando 5 euros pelo cartão. Muitos agentes tentam evitar que turistas que ficam mais tempo na cidade façam o cartão, geralmente perguntando coisas como “mas você mora em Paris? qual o endereço?” ou “mas qual o CEP de onde vc mora?”. Por isso, quem for ficar na cidade por mais de uma semana e quiser fazer o NaviGo (o que é bastante recomendável pra quem for zanzar muito e não apenas caminhar) deve ter essas informações na ponta da lingua (vale o endereço do hotel, do apê alugado no airbnb etc). É obrigatório colar uma fotinho 3×4 no seu cartão – dá pra tirar nas máquinas automáticas das estações, mas você também pode levar a sua de casa mesmo. E depois de comprar o cartão físico, é super fácil recarrega-lo nas máquinas automáticas das estações de metrô, com informações em diversas línguas.



Se for viajar, FAÇA SUAS RESERVAS DE HOTEL PELOS LINKS AQUI DO BLOG . Você sabia que você pode fazer sua reserva de hotel para a próxima viagem através de qualquer link de hotel aqui do blog? O blog ganha uma pequena comissão por cada reserva efetuada através de cliques por aqui, mas você não paga NADA a mais. Então, se for viajar, reserve aqui o seu hotel que você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar viajando e trazendo conteúdo de qualidade para você. Ah! Você ainda pode parcelar a sua hospedagem em reais no cartão!


 

O que mais posso fazer pela sua viagem?

Se você já se sente seguro para viajar, lembre-se que algumas empresas são parceiras aqui do blog para tornar sua viagem mais fácil de planejar. As empresas aqui linkadas são empresas cujos serviços eu mesma uso em várias das minhas viagens, do seguro à reserva pontual de hotéis. Reservando alguns itens das suas férias ou escapada por aqui você não paga nada a mais e ajuda na manutenção do blog, pois ganho uma pequena comissão pelas vendas efetuadas através dos links abaixo.

*Procurando HOTÉIS PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM? Aqui dá para pesquisar e reservar hotéis e pousadas no Brasil e no mundo todo!

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS E PASSEIOS no seu destino em qualquer parte do Brasil e do mundo

*Clique aqui para comprar CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR PARA SUA VIAGEM. Use o cupom MARICAMPOS para ter 15% de desconto na compra

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS VIRTUAIS para também VIAJAR SEM SAIR DE CASA

*FAÇA SEU SEGURO VIAGEM antes de viajar É muito importante viajar coberto por um para viajar tranquilo. Digite MARICAMPOS10 no campo cupom para ter 10% de desconto no seu seguro. E você ganha mais 5% de desconto se pagar no boleto ou pix!

*Pensando em ALUGAR UM CARRO? Clique aqui que tem opções com desconto para aluguel de carro no Brasil e no mundo todo!

* TOURS, ATIVIDADES E PASSEIOS FOCADOS EM TURISMO SUSTENTÁVEL? Clique aqui!

*Procurando LIVROS, MALAS, MOCHILAS, CÂMERAS E OUTROS PRODUTOS E ACESSÓRIOS LIGADOS A VIAGEM? Clique aqui que tem opções com desconto para inúmeros produtos para sua próxima viagem.



0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Sobre Mari Campos 2157 Artigos
Mari Campos é jornalista formada, especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de quinze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros sete países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. Entretanto, compras efetuadas através dos links deste post podem gerar comissões sobre vendas para este blog.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*