Postal da Índia

39 Flares Twitter 6 Facebook 28 Google+ 5 Pin It Share 0 39 Flares ×

ÍndiaUm breve feedback no final da viagem ao país asiático

 

 

Tô voltando da Índia. Passei as duas últimas semanas ensaiando posts por aqui mas… não deu. Simplesmente não consegui escrever nada além de curtas legendas nas (muitas) fotos que publiquei no Instagram. Os deadlines encavalados estão à minha espera em casa – se eu não conseguia escrever sobre a Índia mesmo, que dirá as matérias atrasadas sobre viagens anteriores a essa. Foi tanta coisa vista e vivida, tantos lugares pelos quais passei e tanta gente que cruzou o meu caminho em cada um desses 15 dias no país que ainda estou processando grande parte de tudo isso.

ÍndiaÍndia

 

Mas agora, voltando pra casa, posso dizer ao menos (porque tem muita gente me perguntando isso todo dia) que a satisfação geral com a viagem foi muito, muuuuuito superior aos clássicos perrengues indianos. Planejei muito essa viagem, passo a passo, li tudo o que podia sobre o país antes de embarcar; e acho que por isso mesmo saiu tão redondinha. Mas já aviso que não encarei 100% independente, não – a Índia ainda é um destino complicado para mulheres viajando completamente sozinhas (tive a viagem organizada com carro e motorista por duas operadoras e todas as mulheres que conheci viajando sozinhas por lá estavam no mesmo esquema).

ÍndiaÍndiaÍndia

Em duas semanas, fiz uma viagem curta para os padrões de quem viaja pela Índia; mas consegui explorar o sensacional Golden Triangle (Delhi – que eu adorei -, Agra e Jaipur), estiquei à adorável Jodhpur, fiz safáris para ver leopardos nos arredores de Bera, bati papo mímico com homens Rabari, visitei os lugares de peregrinação budista em Bodhgaya e Nalanda, me emocionei horrores em Varanasi. Em apenas 3 estados (parcialmente) visitados desta vez – Uttar Pradesh, Bihar e Rajastão – foi possivel ver quão drasticamente alguns aspectos culturais mudam de um pra outro. Trago na mala ótimas lembranças e uma profusão de cores e sorrisos que me marcaram muitos mais que os pontuais perrengues.

Índia

Volto pra casa já planejando uma outra viagem à Índia em 2015. Nos próximos dias, os posts sobre a viagem começam, enfim, a aparecer por aqui, prometo.

Namastê 🙂

39 Flares Twitter 6 Facebook 28 Google+ 5 Pin It Share 0 39 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.