Sobre a onda de processar blogueiros

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Quando surgiram, acho que o principal apelo dos blogs era a liberdade de expressão. Ter um espaço só seu, pra divulgar o seu ponto de vista, sem editor, sem cortes, do seu jeito. Um espaço para se dizer o que se pensa, se gosta, se faz, se acredita, pra quem estivesse a fim de ler. Mas a coisa anda mudando.

Nesse final de 2009, não param de chegar notícias sobre blogueiros condenados a pagar multas por expressarem suas opiniões sobre alguém ou alguma empresa. E teve até blogueiro condenado pelo comentário que um de seus leitores fez!

Eu não estou defendendo aqui, vejam bem, que se possa xingar à vontade ou usar palavras de baixo calão para se referir a outrem. Já diziam nossas mães que o nosso direito termina onde começa o direito do outro. Tudo tem um limite, ora bolas; ofensas pessoais, discriminação, racismo, tudo isso não pode. Qualquer bom blogueiro sabe bem. Mas você não ter o direito de dizer que não gostou daquele restaurante, daquele médico, daquela escola, daquele hotel… é demais. Os blogs passaram a ter tanto peso e importância justamente porque acreditamos que os blogueiros expressam suas verdadeiras opiniões na maioria dos casos. Se isso deixar de ser verdade, vai perder toda a graça ler um.

Você procura referências sobre um quarto de hotel e só encontra que ele é lindo, maravilhoso, estupendo; e quando chega é um muquifo – porque o blogueiro ficou com medo de dizer a verdade e ser processado. Lê mil referências fenomenais a um restaurante e quando come lá tem mosca na sopa – o blogueiro ficou com medo de contar da sopa e ser processado. Vai ao médico top recommended nos blogs e… putz, melhor nem falar.

Será que ser blogueira vai perder a graça? Vai virar só um grande nonsense ou um grande jabá dos lugares e profissionais, sem remuneração? Ou sera que em 2010 alguem vai se tocar do perigoso caminho pelo qual estamos enveredando? Torço pela última opção, plissss.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.