Strada del Vino 1: Podere Scurtarola

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Uvinhas suculentas logo na entrada da Podere Scurtarola

Strada del Vino literalmente “corta” a Toscana de norte a sul, passando por diferentes propriedades de distintos tamanhos e produtoras dos mais diferentes tipos de vinho. Ao longo de sua extensão, é subdividida em diferentes regiões vitivinícolas.

As curiosas flores da entrada da propriedade

Na primeira delas, ao norte, batizada com o longo nome de Strada del Vino dei Colli di Candia e di Lunigiana (que vai de Pontremoli a Montignoso), fica a propriedade da Podere Scurtarola, da família do divertido Pierpaolo Lorieri.

As focaccias vão para o forno caseiro antes de começar o tour

A Scurtarola produz, entre diversos vinhos e até azeites, um bom Vermentino (D.O.C. Candia Apuani), que é um dos mais emblemáticos da região – inclusive um ótimo (e raro) Vermentino Nero. A propriedade abre para tours com degustação, mas somente sob reserva (os tours são gratuitos e as degustações valem 8 euros). Só que a grande pedida para quem tem mais tempo disponível na viagem é optar pela refeição+degustação (desde 35 euros) ou pelas cooking classes (também promovidas sob reserva, desde 60 euros por pessoa).



SEGURO VIAGEM COM DESCONTO! Não viaje sem fazer o seu Seguro de Viagem. Mais do que nunca, é fundamental viajar com um seguro viagem que te proteja e te dê cobertura em qualquer inconveniente na estrada. Além de ser fundamental em tempos de pandemia, ele é obrigatório regularmente nas viagens para a Europa e alguns outros destinos, e altamente recomendável em qualquer viagem (seja Brasil ou exterior). Confira sempre toda a cobertura oferecida, em detalhes, incluindo possíveis exceções, para saber exatamente o que está comprando. Faça sua cotação AQUI para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão. Leitores do MariCampos.com ainda recebem 15% de desconto na hora de pagar (20% se pagar no boleto!) e o blog recebe uma pequena comissão pela venda. Use o código promocional: MARICAMPOS15 para receber os descontos!


Para quem opta pela refeição+degustação, os vinhos são saboreados junto com os quitutes produzidos in loco…
… ali mesmo, na frente dos convidados.

A comida produzida ali é autenticamente toscana, naquela vibe do luxo da simplicidade – das focaccias preparadas de tudo-quanto-é-jeito (com queijo, com tomate e majericão, com lardo etc) e dos deliciosos pãezinhos de figo à massa feita na hora, à base de farinha de castanha.

Massa fresquinha, feita na hora…
… enquanto rola o tour por entre os vinhedos…
… e focaccia fica pronta 😉
O Vermentino Nero é a melhor pedida da casa

E, de sobremesa, se ainda houver um espacinho disponível, dá pra pedir uma fatia de Pan di vino, o “panetone” local cuja massa é feita com, obviamente, vinho.

Pan di vino

Um almoço simples e memorável. Visitinha boa!



O que mais posso fazer pela sua viagem?



Se for viajar, FAÇA SUAS RESERVAS DE HOTEL PELOS LINKS AQUI DO BLOG . Você sabia que você pode fazer sua reserva de hotel para a próxima viagem através de qualquer link de hotel aqui do blog? O blog ganha uma pequena comissão por cada reserva efetuada através de cliques por aqui, mas você não paga NADA a mais. Então, se for viajar, reserve aqui o seu hotel que você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar viajando e trazendo conteúdo de qualidade para você. Ah! Você ainda pode parcelar a sua hospedagem em reais no cartão!


Se você já se sente seguro para viajar, lembre-se que algumas empresas são parceiras aqui do blog para tornar sua viagem mais fácil de planejar. As empresas aqui linkadas são empresas cujos serviços eu mesma uso em várias das minhas viagens, do seguro à reserva pontual de hotéis. Reservando alguns itens das suas férias ou escapada por aqui você não paga nada a mais e ajuda na manutenção do blog, pois ganho uma pequena comissão pelas vendas efetuadas através dos links abaixo.

*Procurando HOTÉIS PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM? Aqui dá para pesquisar e reservar hotéis e pousadas no Brasil e no mundo todo!

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS E PASSEIOS no seu destino em qualquer parte do Brasil e do mundo

*Clique aqui para comprar CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR PARA SUA VIAGEM. Use o cupom MARICAMPOS para ter 15% de desconto na compra

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS VIRTUAIS para também VIAJAR SEM SAIR DE CASA

*FAÇA SEU SEGURO VIAGEM antes de viajar É muito importante viajar coberto por um para viajar tranquilo. Digite MARICAMPOS10 no campo cupom para ter 10% de desconto no seu seguro. E você ganha mais 5% de desconto se pagar no boleto ou pix!

*Pensando em ALUGAR UM CARRO? Clique aqui que tem opções com desconto para aluguel de carro no Brasil e no mundo todo!

* TOURS, ATIVIDADES E PASSEIOS FOCADOS EM TURISMO SUSTENTÁVEL? Clique aqui!

*Procurando LIVROS, MALAS, MOCHILAS, CÂMERAS E OUTROS PRODUTOS E ACESSÓRIOS LIGADOS A VIAGEM? Clique aqui que tem opções com desconto para inúmeros produtos para sua próxima viagem.



0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Sobre Mari Campos 2157 Artigos
Mari Campos é jornalista formada, especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de quinze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros sete países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. Entretanto, compras efetuadas através dos links deste post podem gerar comissões sobre vendas para este blog.

4 Comentários

  1. Oi!!
    Muito legal a matéria!
    Você lembra quando custou a degustação por pessoa?
    Precisou reservar com antecedência?

    Obrigada!!

    • Carolina, não lembro mais os preços de cada uma porque já tem muito tempo (e foram várias vinícolas diferentes na viagem, como vc pode ver pelos outros posts da série). Mas eram baratas; algumas gratuitas, outras entre 5 e 10 euros. Dependia muito do tipo de degustação, do calibre dos vinhos degustados etc; a maioria oferecia diferentes opções de degustação, incluindo até algumas acompanhadas de queijos etc. Reservar com antecedência era obrigatório, sim.

    • Jacqueline, eu fiz vários tours de vinhos diferentes, me hospedando em diferentes cidadezinhas toscanas ao longo da viagem. A Strada del Vino é longa é dá pra contratar tours em vans das cidades mais turísticas ou tours privativos de qualquer cidade em que você esteja. Pra ver todas as dicas da Toscana aqui no blog, é só clicar aqui http://www.maricampos.com/tag/toscana/ 🙂

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*