Tá pensando em morar fora?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Se você anda pensando em viver, trabalhar ou estudar em outro país, sabe que se informar muuuuuuito antes de partir é fundamental. São muitos livros e reportagens disponíveis hoje no mercado sobre o tema (como o ótimo De Mala e Cuia, da Dri Setti), além do intercâmbio cibernético entre viajantes, que é fundamental.
Pois agora até governo federal está dando uma mãozinha, já que pelo menos quatro milhões de brasileiros vivem hoje no exterior – e muitos deles ilegalmente. O Ministério do Trabalho lançou nesta semana a cartilha – sim, cartilha! – Brasileiros no Exterior, Informações Úteis. O propósito fundamental desta nova publicação é orientar os brasileiros que pretendem emigrar para outros países, seja para morar ou estudar. São 72 páginas que tentam basicamente fornecer informações gerais para quem deseja emigrar sobre os principais problemas que podem ocorrer na saída ou na volta ao Brasil e na chegada ou na estada em outro país, assim como orientações sobre exigências de vistos e vacinação internacional, o sistema de saúde de cada país e conselhos de brasileiros que moram fora do Brasil.
Você pode pegar a sua em aeroportos e postos de expedição de passaporte, já que ela é gratuita.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.