Um pedaço da Finlândia no sudeste

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Uma alternativa charmosa para as escapadelas de final de semana é a charmosa Penedo, no Estado do Rio de Janeiro , bem aos pés da Serra da Mantiqueira. É lá que muitos casais namoram frente a lareiras e em jantares à luz de velas, especialmente quando as temperaturas caem. Penedo não é exatamente uma cidade e sim um vilarejo que faz parte da exuberante Itatiaia, famosa pelo Parque Nacional. Fundada em 1929 por um grupo de finlandeses que se instalou nas fazendas da região, Penedo foi criada em cima de conceitos avançadíssimos para a época, como alimentação vegetariana e sociedade naturista.
A polêmica da época resultou hoje numa estância de meio ambiente altamente preservado e um complexo turístico com mais de 100 estabelecimentos voltados para o setor, entre hotéis e restaurantes, que costumam ficar cheios o ano todo – sem falar das 50 lojas especializadas em artesanato típico. Além dos fondues, joelhos de porco e strudels da cidade, programão é visitar atrações como:
– Museu Finlandês Dona Eva: exposições de fotos, peças de vestuários antigos e modernos.
– Clube Finlândia: apresentações de dança e musicas típica.
– Casa do Papai Noel ou Pequena Finlândia: parque temático que reproduz uma pequena cidade finlandesa.
– Parque Nacional do Itatiaia: a mais antiga reserva ecológica do Pais é famosa pela Véu da Noiva, uma queda d´agua de 30m de altura.
– Pico das Agulhas Negras: o Pico Itatiaiaçu, a 2791m de altitude, quinto ponto mais alto do país.
– Mirante Último Adeus: formação rochosa de 90m de altura que oferece bela vista da cidade
– Pico do Penedinho: apenas meia hora de caminhada desde o centrinho leva até seu topo, onde há uma vista panorâmica da região.
– Três Bacias: três pequenos lagos no Rio das Pedras, paraíso dos banhistas.
– Poço das Esmeraldas: piscina natural de águas transparentes.
– Cachoeira de Deus : queda d’agua de 15m de altura, é a mais alta da cidade.
Para os amantes de esportes, o que não faltam no vilarejo são empresas especializadas em trilhas, trekking e passeios à cavalo – inclusive para queimar todas as calorias ingeridas durante as fartas refeições de Penedo.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.