A encantadora Bergen

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×


A cidade portuária de Bergen é, geralmente, o ponto de partida dos cruzeiros que percorrem os fiordes noruegueses. A partir de Oslo, a cidade pode ser alcançada via avião, carro ou ônibus mas a melhor opção é, sem dúvida, fazer o trajeto desde Oslo de trem. A Bergen Railway – parte da NSB (Norwegian State Railways) – proporciona ao visitante algumas das mais belas visões e cenários do país ao cruzar o Hardangervidda, platô de mais de 1200 metros de altura.
O trem não possui 1ª. e 2ª. classe, apenas um vagão especial denominado Konfort que, por cerca de 10 euros a mais, oferece serviço grátis de chá, café e jornais, além de conexão para notebooks. A viagem, extremamente peculiar, tem como destaque a cidade de Finse e proporciona ao viajante a sensação de, durante suas 6h40 de duração, deparar-se com as quatro estações caso a viagem seja feita nos meses de primavera e verão: paisagens muito verdes, paisagens muito secas, neve, sol, chuva…
Bergen é certamente uma das cidades mais encantadoras da Noruega. A visão alcançada no pier de Bryggen, patrimônio da humanidade pela Unesco, com suas casinhas de madeira colorida que abrigam hoje residências, lojas e restaurantes, é daquelas difíceis de esquecer. Algumas das construções datam de 1070 e já sobreviveram a diversos incêndios que assolaram a região.

Ao lado, fica o Fisketorget, famoso mercado de peixes onde é possível comprar salmão, bacalhau e caviar a preços módicos. Diversas barracas oferecem convidativos sanduíches preparados na hora, inclusive de rosbife de baleia – a pesca por lá não está proibida.
A cidade se prepara para comemorar em 2009 os 100 anos da Bergen Railway, ferrovia que é orgulho nacional. Rodeada por 7 montanhas (escaladas com frequência durante os meses quentes), tem apenas 250 mil habitantes – mas sua população ultrapassa a barreira do um milhão nos meses de verão. Totalmente rodeada por fiordes, ostenta o único local da Liga Hanseática que restou e foi capital do Reino da Noruega durante a Idade Média – a belíssima igreja de Santa Maria (Mariakirken) é um dos marcos da época.
Hoje, seu festival de verão é famoso, com uma incrível variedade de espetáculos musicais e teatrais e apresentações elogiadíssimas de sua Filarmônica. Mas Bergen ainda conserva a mesma aura pitoresca de seu passado: basta subir no funicular que leva ao topo do monte Fløyen, a mais de 300 metros de altitude, para entender porque a cidade é considerada o portão de acesso para os imponentes fiordes noruegueses.
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.