Fotografia de viagem: beleza nos olhos de quem vê ;)

11 Flares Twitter 3 Facebook 8 Google+ 0 Pin It Share 0 11 Flares ×

 Quem é que resiste a sacar a câmera quando vê uma imagem legal hoje em dia, com a facilidade de fotografar, salvar e armazenar imagens atual, não é mesmo? Não estou falando dessa febre de filmar e fotografar shows ao invés de prestar de fato atenção neles, ou do frenesi para fotografar “famosos”, veja bem. Quero dizer que acho que há um wannabe-fotógrafo que aflora dentro de todos nós quando viajamos, não importa para onde. Tem quem é louco por animais, por águas, por montanhas, por detalhes, por gente ou por tudo isso misturado. Tem destino que ajuda, é claro, entregando de bandeja luzes, formas, reflexos até ao viajante mais desatento.

  Mas a verdade é que acredito mesmo que nossos olhos se educam, quando viajamos, a procurar o belo e pitoresco mesmo nos cenários mais improváveis.  Mesmo através dos olhos mais improváveis. Vamos aprendendo a valorizar o diferente, o instigante, o cativante – e mudamos também, creio eu, nossa própria noção de “belo”.  Afinal, chavão dos chavões, a beleza está – e está mesmo – nos olhos de quem vê.

  Se ainda existissem aquelas loooongas sessões de (toc, toc, toc) slides pós viagem, aposto que elas seriam ainda mais longas (afinal, hoje tiramos milhares de fotos numa única semana em férias) mas também tenho certeza que seriam muito, mas muito mais interessantes do que eram antigamente.

Hoje é dia do fotógrafo. Tenho a sorte de ter vários (e talentosíssimos, por sinal) amigos fotógrafos que registram maravilhas por onde passam mundo afora. Que continuam enfrentando muitas vezes intempéries climáticas e distintas formas de violência para fazer o seu trabalho, para trazer beleza (mesmo que dura ou triste, em alguns casos) em forma de imagem a nós. Que eles continuem nos inspirando, e inspirando nossas viagens e nosso olhar sobre elas, sempre.

11 Flares Twitter 3 Facebook 8 Google+ 0 Pin It Share 0 11 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.