Leiden

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

Uma cidade universitária encantadora que funciona bem como base e como bate-e-volta

 

 



SEGURO VIAGEM COM DESCONTO! Não viaje sem fazer o seu Seguro de Viagem. Mais do que nunca, é fundamental viajar com um seguro viagem que te proteja e te dê cobertura em qualquer inconveniente na estrada. Além de ser fundamental em tempos de pandemia, ele é obrigatório regularmente nas viagens para a Europa e alguns outros destinos, e altamente recomendável em qualquer viagem (seja Brasil ou exterior). Confira sempre toda a cobertura oferecida, em detalhes, incluindo possíveis exceções, para saber exatamente o que está comprando. Faça sua cotação AQUI para encontrar o seguro que você precisa. Você pode pagar em até 12x no cartão. Leitores do MariCampos.com ainda recebem 15% de desconto na hora de pagar (20% se pagar no boleto!) e o blog recebe uma pequena comissão pela venda. Use o código promocional: MARICAMPOS15 para receber os descontos!


 

 

Leiden foi uma das “bases” durante minha última viagem pela Holanda. Fui do Keukenhof direto para lá e dormi duas noites na cidade, antes de rumar para Roterdã (mas usei um dos meus dias por lá inteirinho em Haia).  A cidade universitária tem importância “aquática”, já que fica localizada justamente na junção dos dois braços do rio Reno, e também é a cidade natal de Rembrandt. Além disso, é lá que fica a mais antiga e prestigiosa universidade holandesa.

Charmosa como Amsterdã, Leiden é um encanto de cidade! Com canais e casinhas que parecem saídas de um cenário de bonecas, ruas de paralelepípedo, pontes mil e até um moinho em pleno centro, é pequena e deliciosa para caminhar e explorar tranquilamente. Nem é preciso pernoitar lá, se você não quiser: o mais legal da cidade é bem factível de ser visto num dia, durante um bate-e-volta a partir de outra cidade holandesa.  É fácil de fazer bate-e-volta à cidade desde Amsterdã (a menos de 45 minutos em trem), Roterdã ou mesmo Haia (que fica a meros 10 minutos de trem!) – o que pode ser mesmo uma boa, já que todas estas três cidades têm mais atrações e também mais infra hoteleira que Leiden propriamente.



Se for viajar, FAÇA SUAS RESERVAS DE HOTEL PELOS LINKS AQUI DO BLOG . Você sabia que você pode fazer sua reserva de hotel para a próxima viagem através de qualquer link de hotel aqui do blog? O blog ganha uma pequena comissão por cada reserva efetuada através de cliques por aqui, mas você não paga NADA a mais. Então, se for viajar, reserve aqui o seu hotel que você não paga nada a mais por isso e ainda ajuda o blog a continuar viajando e trazendo conteúdo de qualidade para você. Ah! Você ainda pode parcelar a sua hospedagem em reais no cartão!


O centro histórico é marcado pelo Burcht, a fortaleza do século XI bem na confluência dos dos braços do Reno. Os passeios de barco pelos canais são um clássico da cidade e tomar o passeio de 1h é um bom programa na chegada, para entender melhor como explora-la; da água, a gente tem o primeiro contato com os principais prédios, museus, o Horto Botanico, lendas da cidade e as mansões do Rapenburg, o canal mais elegante de Leiden. Quanto à Rembrandt, apesar de ele ter vivido vinte anos na cidade, quase não existem traços de sua vida por lá – até o local onde nasceu foi demolido e hoje é marcado simplesmente por uma plaquinha.

Para explorar o centro, siga as marcas do “Leidse Loper” nos postes e prédios – ele justamente é um self-guided walking tour muito bem pensado para os viajantes.  Aproveite para espirar os muitos e divertidíssimos antiquários. Se estiver na cidade numa quarta ou sábado, não perca o imenso mercado que se forma nas ruas Botermarkt, Vismarkt, Aalmarkt e Nieuew Rijn – de queijos e flores a antiguidades, tem de tudo.

Em Leiden não encontrei museus espetaculares mas, para quem tem mais tempo na cidade, valem a pena O Molenmuseum de Valk (o moinho-museu) , o Rijsksmuseum van Oudheden (o museu nacional de antiguidades, que inclui algumas peças do do Egito) e o Stedelijk Museum De Lakenhal (que inclui um dos primeiros Rembrandts). Há também o pequeno Museum Boerhaave (que conta a história da medicina e da ciência), o Rijksmuseum Volkenkunde (Museu National de Etnologia) e o Museu de Peregrinação Americana (onde colonizadores pararam antes da viagem ao novo mundo).

Vale ver também a Pieterskerk, a igreja de S. Pedro, a passos da Universidade de Leiden – tanto que a igreja está constantemente rodeada por estudantes – , a mais antiga igreja da cidade, construída no século XV. Sendo uma cidade universitária, Leiden é repleta de restaurantes, bares e cafés charmosos – embora a vida noturna seja bem menos animada do que se esperaria. Um café que é uma graça é o De Waterjlin (Prinsessekade), com vista linda para os barcos, canais, moinho e casinhas do centro.

Um passeio delicioso e bem fora do óbvio é o Hortus Botanicus de Leiden. Parte do jardim botânico da Universidade de Leiden, o horto foi estabelecido em 1590, o que o torna hoje um dos mais antigos jardins do mundo – com direito a mais de dez mil especies de plantas que servem de lar para dezenas de espécies de pássaros e borboletas (além de uma infinidade de outros insetos). Muitas das plantas são de cantos remotos do globo e o acervo do horto inclui até vitórias-régia brasileiras.  O seu impressionante Winter Garden tem uma coleção louvável de palmeiras e plantas carnívoras e ainda vale visitar, na imensa propriedade, o rosário, a Orangerie do século XVIII e o jardim japonês.

Para quem quiser dormir na cidade, fiquei hospedada no Hampshire Hotel Fitland, que é um hotel novo e grudado (literalmente) na estação central. Não fica no centro (de lá é uma caminhada de 15 minutos ao centrinho), mas o hotel, instalado num complexo empresarial, tem bons quartos e bela vista.

 

 

Clique aqui para:

Ler mais sobre Leiden

Procurar hotéis em Leiden

Ler mais sobre outros destinos na Holanda



O que mais posso fazer pela sua viagem?

Se você já se sente seguro para viajar, lembre-se que algumas empresas são parceiras aqui do blog para tornar sua viagem mais fácil de planejar. As empresas aqui linkadas são empresas cujos serviços eu mesma uso em várias das minhas viagens, do seguro à reserva pontual de hotéis. Reservando alguns itens das suas férias ou escapada por aqui você não paga nada a mais e ajuda na manutenção do blog, pois ganho uma pequena comissão pelas vendas efetuadas através dos links abaixo.

*Procurando HOTÉIS PARA SUA PRÓXIMA VIAGEM? Aqui dá para pesquisar e reservar hotéis e pousadas no Brasil e no mundo todo!

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS E PASSEIOS no seu destino em qualquer parte do Brasil e do mundo

*Clique aqui para comprar CHIP INTERNACIONAL DE CELULAR PARA SUA VIAGEM. Use o cupom MARICAMPOS para ter 15% de desconto na compra

*Clique aqui para conferir OFERTAS DE TOURS VIRTUAIS para também VIAJAR SEM SAIR DE CASA

*FAÇA SEU SEGURO VIAGEM antes de viajar É muito importante viajar coberto por um para viajar tranquilo. Digite MARICAMPOS10 no campo cupom para ter 10% de desconto no seu seguro. E você ganha mais 5% de desconto se pagar no boleto ou pix!

*Pensando em ALUGAR UM CARRO? Clique aqui que tem opções com desconto para aluguel de carro no Brasil e no mundo todo!

* TOURS, ATIVIDADES E PASSEIOS FOCADOS EM TURISMO SUSTENTÁVEL? Clique aqui!

*Procurando LIVROS, MALAS, MOCHILAS, CÂMERAS E OUTROS PRODUTOS E ACESSÓRIOS LIGADOS A VIAGEM? Clique aqui que tem opções com desconto para inúmeros produtos para sua próxima viagem.



0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Pin It Share 0 0 Flares ×
Sobre Mari Campos 2157 Artigos
Mari Campos é jornalista formada, especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de quinze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros sete países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. Entretanto, compras efetuadas através dos links deste post podem gerar comissões sobre vendas para este blog.

2 Comentários

  1. Para mim, ver umas das duas primeiras pinturas de Rembrandt e vale a viagem para Leiden. Mas também pelas fotos, eu aprecio é uma cidade encantadora. Uma boa viagem 🙂

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*