Um dia no Titlis

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 Pin It Share 0 1 Flares ×

DSC_0123 (2) Como é o passeio bate-e-volta à Engelberg/Titlis desde Lucerna ou Zurique, na Suíça

 

 

 

 

Estive mais uma vez em Engelberg-Titlis nesta nova odisseia suíça de inverno. Continuo achando a subida ao complexo Titlis um programão de um dia para quem está hospedado em Lucerna (a melhor opção, já que fica distante menos de uma hora de Engelberg) ou Zurique (um pouquinho mais longe, cerca de duas horas de viagem).

Engelberg

Os trens da SBB ligam Engelberg à Lucerna de hora em hora (vale baixar o app no seu celular porque é mesmo mega prático e mostra sempre todas as opções), sem conexões, então o deslocamento entre as duas cidades é mesmo muito rápido e fácil. Não precisa nem sair tão cedo no hotel; mas acho uma boa se programar para chegar a Engelberg até 10h, para dar tempo de aproveitar bem o dia e o investimento de subida ao Titlis (89 francos suíços ida e volta para adultos, com 50% off com o Swiss Pass).

Titlis

 

Titlis

A subida ao topo se dá em duas fases, incluindo a gôndola giratória igualzinha à de Cape Town – mas é possível fazer outras paradas, com outros lifts, dependendo do que você quer fazer por lá. Para quem fica lá o dia todo, o complexo oferece um monte de atividades para encher o dia – e propõe encontro com a neve mesmo em pleno verão.

TitlisTitlisTitlis

Nesta primavera europeia, enquanto a temporada estendida de inverno não acaba, são muitas as opções de atividades para o turista que não vai encarar nem o esqui nem o snowboard mas não abre mão de curtir a neve, inclusive para crianças pequenas. No menu das mais legais, tem trilhas para caminhada com esquis, snowshoeing, descida em trenós em Gerschnialp, circuito fixo de snowmobile elétrica (bem levinha, mais fácil de pilotar) e snowtubing e esquibunda gratuitos em Trubsee.

 TitlisTitlisTitlis
Além disso, no topo, é programão – também já incluído nos custos da subida ao Titlis – dar uma voltinha no teleférico batizado de “iceflyer” sobre o glaciar e andar na vertiginosa (e deliciosa) Titlis Cliffwalk a mais de 2.000 metros acima do nível do mar.
TitlisTitlisTitlisTitlis

Para quem visitar Titlis de maio a novembro, ganham espaço as trilhas de caminhadas, de bicicletas ou de devil bikes, entre piqueniques ao redor do lago. O Parque Glacial fica aberto o ano todo, incluindo a utilização gratuita dos brinquedos de neve para descer trechinhos da montanha e a IceFlyer. No inverno, a área do snowmobile também conta com um Iglu bar e um Iglu hotel bem legal, para quem topar dormir de verdade no gelo (com direito a jantar e caminhada noturna na neve!).  A lista completa de atividades no complexo Titlis, inverno e verão, dá pra conferir no site em português do destino.

TitlisTitlis

O Iglu Hotel por dentro

O Iglu Hotel por dentro

Nesta última visita, parte de uma viagem de trabalho por destinos de inverno suíços, fizemos uma pausa entre as atividades na neve para um excelente almoço de montanha (rosti delícia!!!) no restaurante Panorama, com direito a uma vista espetacular das montanhas na nossa janela – recomendo.
TitlisTitlis

Se você optar por pegar o trem de volta a Lucerna ou Zurique somente à noite (o que eu acho uma boa!), também gostei muito da raclete que jantamos no restaurante do Hotel Engelberg – ambiente bem caseiro, serviço ultra simpático e queijos fenomenais na raclete. Dá até pra fazer um cochilinho no trem de volta e chegar em Lucerna ou Zurique prontinhos para curtir a vida noturna 😉

1 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 1 Pin It Share 0 1 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.