São Luis do Paraitinga: terra da juçara

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

 Eu nunca tinha provado juçara. Aliás, eu achava que juçara era a mesma coisa que açaí; mas foi agora em São Luis do Paraitinga que descobri que não, é apenas uma prima 😉
A cidade tem em seus arredores uma baita produção de juçara, que rende montes de palmito do caule e quilos e quilos de polpa da frutinha para ser utilizada em delícias que fazem por lá.

 Foi assim que eu provei o suco (delicioso!), a geléia e o bolo de juçara (com nozes). As iguarias são vendidas em vários cantos de São Luis, mas eu só posso recomendar oficialmente os quitutes do micro restaurante Santa Therezinha, que foi onde provei (eles fazem lanches completinhos assim, à base da fruta, sob encomenda e agendamento antecipado)

 Muito menos gordurosa e pesadona que o açaí, a juçara me agradou (ao contrário do primo, do qual não sou muito fã mesmo). E é ótima pra repor as energias pós-rafting 😉

Pra quem se interessar, o Projeto Juçara cuida da preservação das palmeirinhas de juçara na Serra do Mar, vale ver.

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 Pin It Share 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.