Tapati Rapa Nui

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Sabe o que anda rolando na Ilha de Páscoa esses dias? O festival Tapati Rapa Nui, o mais importante festejo da ilha, numa mistura de carnaval, competições esportivas, teatro e até um quê do nosso Paritins, que dividem literalmente a ilha durante essa época (mais ou menos a primeira quinzena de fevereiro inteirinha).
Quando eu estava lá no mês passado, os ensaios para o Tapati – celebrado desde 1963 – estavam a todo vapor: além das muitas competições esportivas, o ponto alto da festa é a disputa de dança entre as duas equipes. Então todo dia, no final da tarde, tinha ensaio nos dois “QGs” – o bacana é que os ensaios eram abertos, então qualquer pessoa podia participar. E a coreografia, doce e ritmada, era tão fácil que todo mundo entrava, literalmente, na dança.
Me contaram por lá que as reservas de hotéis para a época dos festejos começa a ser feita um ano antes, e os preços sobem bastante, tão grande é a procura – conheci um casal de alemães que iria ficar lá por um mês inteirinho só pra poder participar ativamente da festa, dançando e competindo.
Os esportes são todos baseados nos jogos antigamente praticados pelos Rapa Nui, como escalar bananeiras, nada de Rano Raraku até a ilha em frente, correr com pesos nos ombros e outros. Ah, e eleição da Rainha do festival é o grande acontecimento da festa.
Deixo aqui um videozinho de um dos ensaios dos quais participei pra vcs sentirem o clima:

Have fun 😉

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.