Stuttgart

4 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 4 Pin It Share 0 4 Flares ×

DSC_0412 O que fazer numa escapada a essa adorável cidade alemã

 

 

 

Visitei Stuttgart por 4 dias em dezembro passado, na viagem organizada pelo Germany Tourism para os jornalistas vencedores do prêmio 2015 da ETC (European Travel Comission). A época foi perfeita, porque a cidade estava em plena época dos mercados de Natal, e o adorável mercado natalino de Stuttgart é um dos maiores e mais antigos de toda Europa.

StuttgartStuttgart

Stuttgart

Mas a cidade é linda e vale a visita mesmo nos outros 11 meses de ausência dos mercados ao longo do ano 🙂  A capital do Estado alemão de Baden-Württemberg é também a sexta maior cidade alemã – e, vejam só, uma das mais visitadas por brasileiros que viajam ao país europeu (Stuttgart é também uma das principais portas de entrada para a Floresta Negra). Ainda assim, continua com jeitinho de cidade pequena em toda a região central, perfeitinha para ser explorada a pé (para os bairros mais distantes o excelente transporte público dispensa qualquer outra forma de locomoção). Arborizada, calçadas largas, muitos parques, super bem sinalizada.

StuttgartStuttgart

StuttgartStuttgart

Famosa por ser sede de grandes montadoras automobilísticas, como Porsche e Mercedes-Benz, Stuttgart tem um bom mix entre as pequenas cidades alemãs e as gigantes Frankfurt e Berlim , com toda a comodidade e atrativos cosmopolitas misturados com perfeição ao bucolismo do Rio Neckar e suas colinas em grande parte cobertas por videiras.

StuttgartStuttgartStuttgart

Neste 2016, Stuttgart tem ainda diversos outros pretextos para celebrar. Sua atração mais internacionalmente conhecida, o espetacular Museu Mercedes-Benz, celebra 10 anos de sua abertura em maio agora e a marca de mais de sete milhões de visitantes.  Este ano também marca os 40 anos do tradicional Festival do Vinho de Stuttgart entre o final de agosto e o comecinho de setembro – afinal, a cidade tem longa tradição em vinicultura desde a época dos imperadores romanos.

StuttgartStuttgart

Mas, é claro, como nem só de vinho vivem os alemães :P, Stuttgart também oferece aos turistas diversas cervejarias artesanais, com a bebida sempre produzida de acordo com a Lei da Pureza Alemã – que também celebra cinco séculos de existência neste ano.

StuttgartStuttgart

Stuttgart

Além do museu da Mercedes-Benz (que realmente vale a visita, mesmo para quem não é fã de automóveis em geral), a cidade tem diversas outras opções muito bacanas, dentre as quais eu destacaria a bela Staatsgalerie, o Kunstmuseum e o Wurttembergishces Landesmuseum. Nos arredores, fiz o passeio ao belo Palácio de Ludwigsburg e gostei muito – reservas são mandatórias, já que os passeios são sempre guiados.

Stuttgart

Stuttgart

Ludwigsburg

O belo palácio de Ludwigsburg vale a visita…

 

... e é também um dos locais mais famosos da região para fotografias de noivos!

… e é também um dos locais mais famosos da região para fotografias de noivos!

Eu tinha achado a cidade meio carente de hotéis boutique charmosos e hotéis de luxo de verdade, mas 2016 já está mudando esse cenário, inclusive pela abertura do descolado Jaz in the City nos arredores da estação de trens, ocupando os sete primeiros andares do edifício Cloud Nr. 7 – e já está dando o que falar por lá.

Stuttgart

StuttgartStuttgartStuttgart

Dependendo do perfil de quem visita a cidade, o cartão turístico StuttCard pode ser uma boa – disponível para períodos de 24 a 72 horas (preços de 15 a 45 euros), pode vir em formato com viagens ilimitadas no transporte público da cidade incluídas ou não, mas dá acesso gratuito aos melhores museus da cidade. Fãs dos ônibus turísticos de dois andares também encontram na cidade sua opção, com rotas turísticas que levam também à região dos vinhedos e aos arredores da Mercedes-Benz Arena.

4 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 4 Pin It Share 0 4 Flares ×

About the author

Mari Campos é jornalista formada e especializada em turismo e lifestyle de luxo, e colabora exclusiva e regularmente como freelancer há mais de treze anos com textos e fotos sobre o tema para portais, revistas e jornais no Brasil e em outros oito países. O conteúdo deste post foi elaborado e decidido pela autora tendo como único critério a relevância do assunto para os leitores do MariCampos.com. A menos que esteja escrito explicitamente "post patrocinado" em letras maiúsculas no início do texto do post, não há qualquer tipo de vínculo ou parceria comercial/editorial com as empresas, estabelecimentos e/ou serviços citados no texto nem qualquer tipo de remuneração pelo mesmo.